Cerca de 18 pessoas morreram afogadas, em desmoronamentos ou em quedas de árvores durante um ciclone que atingiu a Ilha de Madagascar, na África, na quarta-feira 26. Segundo a Agência Nacional de Gestão de Riscos e Desastres (BNGRC), há mais de 20 mil pessoas desabrigadas na região.
Leia também: “Sexta-feira santa tem chuva em todas as capitais”
O Gamane atingiu a costa ao norte de Vohémar, no nordeste de Madagascar, com ventos médios de 150 km/h e rajadas de 210 km/h.
Na tarde de quinta-feira, o ciclone diminuiu sua intensidade enquanto permanecia em terra, depois de causar chuvas fortes e inundações em muitas áreas. Gamane é o primeiro da temporada de ciclones e tempestades na ilha neste ano.
O que é um ciclone?
Um ciclone se forma quando uma área de baixa pressão atmosférica cria um movimento ascendente de ar quente e úmido, enquanto ar frio e seco desce para ocupar o espaço.
Quando o ar quente sobe, ele se condensa em grandes nuvens de chuva. Essas nuvens circulares causam tempestades em toda a área afetada.
Leia também: “Ciclone extratropical: veja a lista das 77 cidades mais atingidas no Sul do Brasil”
No Hemisfério Sul, os ventos giram no sentido horário, enquanto no Hemisfério Norte, giram no sentido anti-horário. Os ciclones podem ser classificados como tropicais, subtropicais ou extratropicais.
Alguns meteorologistas argumentam que ciclones ou tempestades tropicais são uma categoria ampla que engloba eventos como furacões, tornados e tufões. Assim, todos esses fenômenos acabam sendo agrupados da mesma forma. O que geralmente os diferencia é sua força e onde se formam.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste