Uma equipe de cientistas acredita estar próxima de encontrar a quinta força da natureza. Conforme os dados recentes, isso se dará por meio de testes com múons (elementos semelhantes aos elétrons).
De acordo com os físicos do Fermi National Acceleraotor Laboratory (Fermilab), dos Estados Unidos, os múons se comportam de maneira diferente do modelo-padrão da física de partículas. Sugere-se, assim, que há a atuação de uma “força desconhecida”.
Os especialistas do Fermilab apresentaram os dados baseados em um estudo de 2021 que foi publicado pela revista Journal Physical Review Letters.
Leia também: “Criança deixa ser picada para ‘virar’ o Homem-Aranha”
Há quatro forças fundamentais que “governam” a maneira como os objetos e as partículas do Universo interagem entre si. Até o momento, existem as seguintes categorias:
- gravidade;
- eletromagnetismo;
- força nuclear forte; e
- força nuclear fraca.
Experimento que busca encontrar a quinta força da natureza
Em um experimento chamado “g menos dois (g-2)”, os cientistas aceleram as partículas múons, que possuem 200 vezes a massa dos elétrons, em torno de um anel de 15 metros de diâmetro.
No anel de testes, os especialistas “circularam” os elementos em cerca de mil vezes, quase à velocidade da luz.
Leia também: “Pesquisa revela a quantidade de passos necessários durante a caminhada”
“Estamos realmente explorando um novo território”, disse um dos pesquisadores, conforme a emissora britânica BBC. “Estamos determinando as medidas com uma precisão melhor do que nunca.”
Durante o experimento, os físicos também fizeram os múons oscilarem, com a ajuda de poderosos ímãs supercondutores.
Os cientistas descobriram que eles oscilam muito mais rápido do que deveriam. Além disso, estudos adicionais vão ser necessários para confirmar os resultados obtidos. Caso esses dados sejam confirmados, isso será “uma verdadeira revolução na física moderna”.
Leia também: “Ligação direta com o cérebro”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 177 da Revista Oeste