Indispensável à vida humana, a disponibilidade de água é fundamental para a eventual colonização de outro planeta. Cientistas dos Estados Unidos anunciaram na última segunda-feira, 12, que encontraram evidências da existência de água líquida em Marte — um grande passo para o sonho de construir povoamentos fora da Terra.
Publicado no jornal científico Proceedings of the National Academy of Sciences, o artigo foi realizado a partir de dados coletados pela sonda robótica InSight da Nasa. Ela pousou em Marte em 2018. Seus dados revelam a possibilidade de existir água líquida em uma cama que se localiza entre 11,5 km e 20 km da superfície de Marte.
Como os cientistas encontraram água em Marte?
O estudo analisou ondas sísmicas marcianas — ou simplesmente a velocidade das ondas em diferentes camadas do solo daquele planeta. Os resultados mostraram a possibilidade da existência do líquido fundamental para a vida.
“Combinamos a velocidade da onda sísmica medida, as medições de gravidade e os modelos de física da rocha”, explicou Vashan Wright. Membro Instituto Scripps de Oceanografia da Universidade da Califórnia, trata-se do Principal autor do artigo. Ele afirmou que essa é a mesma técnica em uso para encontrar petróleo, gás e água no subsolo do planeta Terra.
De acordo com Wright, a água existe nas fraturas das rochas. “Se a localização da InSight for representativa e você extrair toda a água das fraturas na crosta média, estimamos que a água encheria um oceano de 1 km a 2 km de profundidade em Marte globalmente”, afirma.