Uma equipe de arqueólogos encontrou um crânio quase completo de um dinossauro saurópode, em Queensland, na Austrália. O estudo foi publicado na revista científica The Royal Society Publishing, na semana passada.
“O crânio nos dá uma rara visão da anatomia desse enorme saurópode que viveu no nordeste da Austrália há quase 100 milhões de anos”, disse o líder da pesquisa, Stephen Poropat.
Chamado Diamantinasaurus matildae, o dinossauro tinha cabeça pequena, pescoço longo (em razão de ser herbívoro) e cauda comprida, corpo em “forma de barril” e quatro patas colunares. O animal media aproximadamente 20 metros e pesava mais de 25 toneladas.
Relacionadas
Informações reveladas do crânio antigo de dinossauro
Segundo os pesquisadores, as análises mostram semelhanças entre o crânio do saurópode e o de um titanossauro, como dentes, cérebro e ossos. Poropat disse que os especialistas acreditam que a espécie tenha viajado entre continentes em busca de um clima mais agradável.
“Sugerimos que os saurópodes estavam viajando entre a Austrália e a América do Sul, via Antártica, durante o Cretáceo Médio”, explicou o pesquisador. “Condições mais quentes no extremo sul podem ter sido favoráveis para eles.”
Acharam finalmente o fundador do PT!!