Cientistas do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), da Califórnia, querem disparar uma bomba nuclear para impedir que um asteroide gigante atinja a Terra. O objetivo é lançar a ogiva a milhões de quilômetros no espaço.
“Se tivermos tempo, será possível lançar um dispositivo nuclear, enviando-o a milhões de quilômetros de distância para um asteroide que se dirige ao planeta”, disse Mary Burkey, física do LLNL que chefiou a equipa de investigação.
Possíveis cenários para quando a bomba nuclear atingir o asteroide
De acordo com Mary, há dois possíveis cenários para a empreitada do instituto: explodir o asteroide, mas tendo em mente que milhares de fragmentos cairão na Terra, ou provocar um impacto capaz de desviar o corpo celeste de seu percurso em direção ao planeta. A especialista disse que os programas de computador do LLNL irão ajudar a descobrir a melhor alternativa para a missão
+ Leia mais notícias sobre o Mundo em Oeste
Conforme Bruck Syal, outra estudiosa envolvida na pesquisa, acrescentou que outras opções podem surgir à mesa. “Embora a probabilidade de um grande impacto do asteroide hoje ser baixa, as consequências futuras podem ser devastadoras”, observou Bruck, em um comunicado.
Solução possivel para nos mantermos vivos.
Até então, esse assunto existia em filmes com roteiro de quinta categoria. Mas agora, parece que os malucos estão falando sério.