Um grupo de cientistas vai simular o envio de mensagens extraterrestres à Terra. A iniciativa ocorrerá nesta quarta-feira, 24, e faz parte do projeto “A Sign in Space” — “Um sinal no espaço”, em tradução livre.
O plano foi idealizado pela artista Daniela de Paulis, em colaboração com o Instituto Seti, com a Agência Espacial Europeia (ESA), com o Observatório de Green Bank (GBT) e com o Instituto Nacional de Astrofísica da Itália (Inaf).
A mensagem será transmitida às 16 horas, no horário de Brasília. O conteúdo da mensagem codificada ainda não foi divulgado. Isso permite que o público acompanhe e tente interpretar o conteúdo também.
Sobre a mensagem extraterrestre
A mensagem será transmitida pela missão não tripulada ExoMars, da ESA, em Marte. O texto codificado foi desenvolvido por Daniela e sua equipe, que será recebida por quatro observatórios de radioastronomia:
- O Allen Telescope Array do Instituto Seti;
- O Robert C. Byrd Green Bank Telescope, do GBT;
- O Karl G. Jansky Very Large Array, operado pelo Observatório Nacional de Radioastronomia, da National Science Foundation; e
- O observatório da Estação Radioastronômica de Medicina, gerido pelo Instituto Nacional de Astrofísica da Itália.
Qualquer pessoa que esteja emprenhada em decodificar e interpretar a mensagem pode discutir sobre esse processo no servidor da rede social Discord, chamado “A Sign in Space”.