Instrutores militares estão realizando treinamentos para os civis da Ucrânia se preparem para a invasão russa. Os especialistas ensinam primeiros socorros em caso de ferimentos de guerra.
“As pessoas estão em dúvida se estão enfrentando um enorme escala de retórica ou se podem ser confrontados aqui em Kiev”, disse a repórter do canal de televisão português RTP. “Grupos de cidadão passam este domingo inteiro, da manhã ao fim do dia, recebendo instruções de primeiros socorros. Não se trata apenas de treinamento básico para suporte de vida, são também instruções do que fazer em casos de ferimentos com armas de fogo. Ou seja: socorros para situação de combate. Estes treinos estão sendo realizados por instrutores com treinamento militar e médico.”
Tensões entre Rússia e Ucrânia
As duas nações começaram a se desentender em 2014, quando Moscou ocupou a Criméia da Ucrânia. Depois de anos sem um conflito direto, milhares de soldados russos foram posicionados na fronteira do país no fim do ano passado. De acordo com os Estados Unidos, a Rússia já reuniu 70% da capacidade militar para invadir o país.
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou-se contrário à entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte. O bloco é uma aliança militar criada pelos EUA. Por sua vez, o Chefe do Executivo norte-americano, Joe Biden, disse que uma agressão militar à Ucrânia resultaria em uma “resposta decisiva” junto com aliados.
O impasse deixou a Europa à beira de um conflito bélico. Na semana passada, Washington enviou toneladas de armamentos para Kiev.