Uma colisão entre trens deixou, ao menos, 13 mortos e cerca de 50 pessoas feridas na noite deste domingo, 29, no sul da Índia, de acordo com o governo local.
Pelo menos três vagões de um dos trens que transportavam cerca de 90 passageiros descarrilaram, como informou uma autoridade à agência de notícias Reuters.
O acidente ocorreu entre os povoados de Alamanda e Kantakapalle, no Estado de Andhra Pradesh.
Falha humana causou colisão
Um trem de passageiros Visakhapatnam–Rayagada parou devido a uma ruptura em um cabo aéreo. Outro trem que se aproximava desrespeitou a sinalização e acabou colidindo no veículo por trás. O atrito resultou no descarrilamento de pelo menos três vagões.
Em nota, o Ministério das Ferrovias da Índia informou que uma investigação preliminar descobriu que um “erro humano” foi a causa do acidente.
Isso porque a apuração mostrou que o trem Visakhapatnam–Rayagada não foi avisado de que havia outro veículo nos trilhos. Peritos continuam avaliando os vagões destroçados.
Apoio
Em comunicado, o ministro-chefe de Andhra Pradesh, YS Jagan Mohan Reddy, disse que medidas de socorro imediato foram tomadas e pediu que ambulâncias fossem enviadas às pressas de Visakhapatnam e Anakapalli, os distritos mais próximos de Vizianagaram.
Um oficial dos bombeiros de Andhra Pradesh disse na manhã desta segunda-feira, 30, que nenhum passageiro foi deixado no local.
O premiê indiano, Narendra Modi, escreveu no X (antigo Twitter) que falou com o ministro de Ferrovias e que “envia suas condolências às famílias enlutadas e reza pela pronta recuperação dos feridos”.
Outro acidente
O caso aconteceu quase cinco meses depois de o sistema ferroviário estatal da Índia ter sofrido o pior acidente dos últimos 20 anos. Uma colisão entre três trens deixou 292 mortos e mais de mil passageiros ficaram feridos.
A Indian Railways é a quarta maior rede pluvial do mundo e passa por uma transformação de US$ 30 bilhões (cerca de R$ 150,2 bilhões), com novos comboios e estações modernas.
A extensa rede ferroviária da Índia sofre com infraestrutura envelhecida e manutenção precária. Em 2021, mais de 16 mil pessoas morreram em quase 18 mil acidentes ferroviários em todo o país.