Em uma situação eleitoral que indica segundo turno e uma disputa acirrada entre direita e esquerda, quase 40 milhões de eleitores da Colômbia vão às urnas neste domingo, 29, votar para presidente da República.
Pesquisas locais mostram que a disputa será decidida no dia 19 de junho, quando está programado a votação de 2º turno. Nesta primeira rodada, seis candidatos concorrerão. O esquerdista Gustavo Petro, ex-prefeito da capital Bogotá, aparece como favorito, com cerca de 36% das intenções de voto. Ele é conhecido por ter participado da guerrilha M-19 (Movimento 19 de Abril), que acabou nos anos de 1990.
Em um episódio de atuação da guerrilha — que não contou com a participação de Petro — seus companheiros tomaram o Palácio da Justiça de Bogotá. Durante dois dias, o grupo manteve 350 reféns. Na luta pela retomada do Palácio, membros da guerrilha e o Estado entraram em confronto. Quase cem pessoas morreram e 11 foram declaradas desaparecidas.
Na sequência, dois candidatos ao cargo máximo da República aparecem tecnicamente empatados: o ex-prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez, conhecido como “Fico”, e Rodolfo Hernández — ambos alinhados à direita.
Caso os números das pesquisas estejam próximos da realidade, Petro e um integrante da direita disputarão o turno definitivo, que será acirrado. O atual presidente é Ivan Duque, que governa o país desde agosto de 2018. Duque é membro do Centro Democrático, partido fundado pelo ex-presidente Álvaro Uribe.
Pergunta: as URNAS colombianas são de barro?
Em breve todo Cucarachanistão estará nas garras do Foro de São Paulo.
Por que o café colombiano é o melhor do mundo? Por que a guerrilha teve tanto sucesso lá? Vamos aos fatos. Como vcs vem sabem, os frutos do café não amadurecem todos de uma vez e só os maduros dão bebida de qualidade. A colheita, manual, semi-mecanica ou automatizada no Brasil colhe os dois tipos de frutos. Na Colômbia não. Trabalhadores colhem só os maduros, ai já deu pra ver que precisa muita mão de obra a um pagamento aviltante. Terreno fértil pra guerrilha. Morou?
LATINOS VOTANTO!!! PERIGO CONSTANTE!!
Depois essa corja vem encher o saco do Brasil…a coacla do MUNDO em atrair “refugiados” tranqueiras.
Latinos votando e procriando vagabundos…não tem igual no mundo!
“”Minho filho ficou assim por causa da sociedade opressora”” As mamães barraqueiras saem gritando quando cpf é cancelado.!
Na América Latina, a elite economica (direita) tem parcela de culpa nesta história por ter cagado para o povo durante decadas. Venezuela, Cuba, Argentina, todos seguiram o mesmo roteiro. No Brasil, por incrível que pareça, tivemos um lider que sacou os perigos do comunismo já em 1930. Fez um governo incluindo, no discurso e de fato, os trabalhadores na política . Ah, foi um ditador, dizem muitos. Foi, e dai?????
Esqueci de dizer: Getúlio