O grupo terrorista Hamas construiu cerca de 500 quilômetros de túneis na divisa da Faixa de Gaza com Israel e o Egito. As construções foram apelidadas como “Metrô de Gaza”, por causa de sua grande extensão subterrânea.
Os primeiros túneis foram construídos para ligar o lado egípcio a Gaza na década de 1980. Mas só cresceram em tamanho, importância e estrutura em 2007, quando o Egito e Israel realizaram um bloqueio econômico na região. Os túneis eram utilizados para contrabando de armas e suplementos para Gaza.
Leia mais: “Líder do Hamas afirma que túneis são para terroristas, não civis”
Os túneis de modo geral estão a uma profundidade de 12 a 20 metros, com 2,5 metros de altura e cerca de 1 metro de largura. Eles são revestidos com concreto e cabos elétricos, criando um ambiente bem úmido, escuro e com pouco ar — há exaustores que enviam ar para os túneis. O objetivo é permitir que os soldados passem um a um com uma mala de equipamentos.
Em 2014, o analista de defesa israelense especializado em guerra subterrânea, Eado Eado Hecht, explicou ao jornal The Guardian que existem três tipos de túneis na Faixa de Gaza.
Como funcionam os três tipos de túneis?
O primeiro deles serve para contrabandear combustível, alimentos e armas entre Gaza o o Egito.
Já o segundo tem o objetivo de abrigar os centros de comando da organização terrorista e os armamentos usados pelo grupo, como foguetes e lançadores. É aqui que os integrantes do Hamas planejam as ações e os ataques que serão realizados contra Israel.
O terceiro tipo, por sua vez, é usado para ataques transfronteiriços a Israel. O principal objetivo desses túneis é se infiltrar no país vizinho. Túneis desse tipo foram utilizados nos ataques de 7 de outubro, por exemplo, e as FDI tentam destruir as construções para evitar novos atentados.
Leia também: “Hamas ameaça promover novos ataques terroristas a Israel”
Este último é considerado o principal do grupo terrorista. É também o local onde o Hamas mantém pessoas reféns, o que dificulta os ataques de Jerusalém. Segundo as Forças de Defesa de Israel (FDI), os pontos de acesso aos túneis são construídos em áreas densamente povoadas, próximo a escolas, hospitais, mesquitas e edifícios civis.
Como são construídos?
Os túneis são construídos com recursos enviados por outros países para projetos civis. A verba é desviada pelos terroristas e alocada para servir o Hamas.
Recursos enviados por Israel, para a construção de hospitais, casas, escolas e bibliotecas também são desviados pelo Hamas.
É como vivem os ratos.
Qto desperdício!! Enquanto Israel usa a inteligência do seu povo e a força de trabalho para construir uma nação forte, rica e desenvolvida, o Hamas faz isso…foi a escolha deles, que arquem com as consequências. Pena dos palestinos….
Desculpa Thiago, mas os exaustores não existem para enviar ar, mas para retirar ar. O correto seria dizer ventiladores e não exaustores.