Uma equipe de arqueólogos encontrou um mosaico bíblico da Era Romana com a representação do profeta Sansão, em uma sinagoga que data mais de 1,5 mil anos, na Baixa Galileia.
De acordo com o jornal The Jerusalem Post, os pesquisadores descobriram um mosaico com um painel substancial. Ele exibe uma inscrição hebraica dentro de uma coroa de flores.
Leia também: “Arqueólogos descobrem mosaico romano na Inglaterra”
Os arqueólogos encontraram o mosaico entre 2012 e 2013, durante um projeto internacional liderado pelo professor Jodi Magness, da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill. A instituição de ensino superior anunciou a façanha apenas na segunda-feira 10.
As novas seções exibidas incluem um cavaleiro filisteu e um soldado filisteu morto, com um rosto clássico notável.
O que está no mosaico bíblico
Os painéis de mosaico retratam momentos importantes na vida de Sansão, como suas façanhas com as raposas, narrado em Juízes 15:4; e o episódio em que carregou o portão de Gaza em seus ombros, conforme descrito em Juízes 16:3.
Leia também: “Mosaico romano de mais de 1,6 mil anos é encontrado na Síria”
A coroa é “protegida” por um par de leões, que colocam suas patas dianteiras nas cabeças dos touros. Na obra, também é possível observar que ela está completamente cercada por uma borda decorada, que mostra animais predadores enquanto caçam suas presas.