O Ministro da Defesa do Peru, Luiz Alberto Otárola, declarou nesta quarta-feira, 14, a imposição de estado de emergência em todo país pelo período de 30 dias. A medida foi tomada em meio a onda de protestos que ocorrem depois da prisão do ex-presidente, Pedro Castillo, que tentou dar um golpe de Estado. A vice-presidente, Dina Boluarte, assumiu o cargo, mas sofre com protestos que pedem sua renúncia.
En sesión del Consejo de Ministros se acordó la declaratoria del estado de emergencia a nivel nacional por 30 días. Con esta medida buscamos garantizar el orden, la continuidad de actividades económicas y la protección de millones de familias.
— Alberto Otárola (@AlbertoOtarolaP) December 14, 2022
A medida adotada busca garantir a continuidade das atividades econômicas e proteção das milhares de famílias do país, segundo o comunicado de Otárola. Entre os diretos restritos pelo estado de emergência estão os de liberdade de reunião e trânsito, além da inviolabilidade domiciliar. A partir de agora, a Polícia Nacional do Peru terá o apoio das forças armadas para a manutenção da ordem.
Protestos
Nas últimas semanas, os protestos se intensificaram por várias regiões do país com diversas exigências como a convocação de uma assembleia constituinte, antecipação de eleições gerais, o fechamento do congresso, renúncia da atual presidente, Dina Boluarte, a liberdade de Pedro Castillo, além da ameaça de greve geral. Segundo a imprensa local, sete pessoas morreram desde o início dos conflitos.
O ex-presidente publicou em sua rede social uma carta escrita a mão agradecendo aos manifestantes e autoridades que demonstraram apoio a ele, denunciando um suposto golpe e acusando a imprensa de receber dinheiro para se voltar contra o povo peruano. Essa é a segunda carta de Castillo, desde que deixou a presidência.
O Brasil vai ficar assim se não colocarem ordem na casa!
Pelo visto é o mesmo modus operandi que foi utilizado na Bolivia. Evo Morales renuncia assume a vice (lembre vice de Morales), o pais entra em convulsão e realizada nova eleição, um poste de Morales vence (Luis Arce), a vice é condenada a 10 anos de cadeia por “atos antidemocrático” e Morales retorna a Bolívia como herói.
Infelizmente ou felizmente, na América Latina todas as armações que são utilizadas pela esquerda são visíveis aos olhos de todos, não existe enganação, é simplesmente uma forma de se perpetuar no poder, olhe para a Bolívia e verá o futuro do Peru. O Brasil e a Argentina estão com o mesmo risco de futuro, o Presidente eleito de esquerda sai, o vice assume, é implantada uma convulsão social pelos militantes (inclui infiltrados de outros países de esquerda no cone sul) e a imprensa (consórcio) amplia a crise pelo mundo, é realizada uma nova eleição (com fraude), a esquerda assume novamente como salvadora da pátria, os opositores são presos por “crimes contra a democracia”, e voltamos ao início do espiral com a esquerda no poder, simples assim.
E esse o caminho que estão levando oBrasil.
O LULAPETISMO NO DESESPERO DE CONTROLAR O BRASIL, TEM CONTRA SI A LUTA DE UM PATRIOTA, TALVEZ SEJA O ÚLTIMO ATENTAR DETER O COMUNISMO E SOCIALISMO NESSA EMPREITADA NA AMÉRICA DO SUL. O BRASIL É O CELEIRO DO MUNDO, É TODOS NÓS SABEMOS A INTENÇÃO DO PT E DOMINAR TODO TERRITÓRIO NACIONAL E, PARA ESSA EMPREITADA, O PT COMPRA À MÍDIA VIDE A BAND, GLOBO, POLÍTICOS, JUÍZES E ATÉ MILITARES DE ALTA PATENTES. PROVA DISSO É A DIVISÃO ENTRE AS FORÇAS ARMADAS, A IMPRENSA NOTICIOU QUE UM GENERAL 4 ESTRELAS SE BANDEOU AO PT. A LUTA DO PRESIDENTE É ÁRDUA, POIS, A LUTA É DESPROPORCIONAL, É A LUTA DE UM HOMEM CONTRA TODO UM SISTEMA PODRE E CORRUPTO, QUE SE POSSÍVEL VENDERIAM A PRÓPRIA MÃE PARA LOCUPLETAR-SE. AGORA A ELEIÇÃO DO EX-PRESIDIÁRIO QUER CONVOCAR O PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO QUE NÃO DA CASTA POLÍTICA CORRUPTA BRASILEIRA É, COM O FITO PROPÓSITO DE DESGASTAR A IMAGEM DO PRESIDENTE AOS DESAVISADOS QUE CONTINUAM A SER LUDIBRIADOS E ENVOLTOS EM MENTIRA PELA VELHA MÍDIA E SUA FALSA NARRATIVA DOS FATOS VERDADEIROS E NÃO DIVULGADOS.