Kim Jong-un, ditador da Coreia do Norte, divulgou um comunicado, nesta sexta-feira, 17, em que ameaça os Estados Unidos e a Coreia do Sul, caso os dois países continuem realizando exercícios militares conjuntos. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) advertiu que a Coreia do Norte tomará ações “sem precedentes” contra as duas nações.
“Caso os EUA e a Coreia do Sul ponham em prática o seu já anunciado plano de exercícios militares, que a Coreia Norte, com justa apreensão e razão, considera como preparativos para uma guerra de agressão, enfrentarão reações fortes e persistentes sem precedentes.”
O documento ainda acusa os EUA de usar a ONU como ferramenta para uma política “hostil ilegal”. “Os EUA e a Coreia do Sul recorreram à preocupante manifestação militar desde o início do ano, para interferir seriamente na segurança interesses da RPDC.”
A ameaça se deu quando a Coreia do Sul e os Estados Unidos realizaram três rodadas de exercícios aéreos combinados com caças e bombardeios estratégicos. Segundo os norte-coreanos, os exercícios e a ajuda mútua entre a Coreia do Sul e os EUA provocam uma “tensão crescente”, já que a Coreia do Norte “manteve a paciência e o autocontrole para diminuir a tensão”.
“Os EUA e a Coreia do Sul realizaram três rodadas de exercícios aéreos combinados no céu acima do Mar Ocidental da Coreia, com envolvimento de caças Stealth e bombardeiros estratégicos”, disse o comunicado. “Recentemente, os EUA, o Japão e a Coreia do Sul concordaram em fortalecer ainda mais suas forças militares triangulares.”
O documento denuncia que as duas nações planejam realizar mais de 20 rodadas de exercícios militares em conjunto e acusa os países de serem “arquicriminosos que perturbam deliberadamente a paz e a estabilidade da península coreana”.
Ainda segundo o comunicado da ditadura comunista norte-coreana, “Os EUA e a Coreia do Sul planejam realizar mais de 20 rodadas de vários exercícios militares conjuntos neste ano e colocar sua escala e escopo no nível dos maiores exercícios táticos móveis de campo. Isso prevê que a situação na península coreana e na região será novamente mergulhada no vórtice grave de tensão crescente. A realidade prova claramente que os EUA e a Coreia do Sul são os arquicriminosos que perturbam deliberadamente a paz e a estabilidade da península coreana.”