Um míssil balístico disparado pela Coreia do Norte em sua costa leste deixou o Japão em alerta, na segunda-feira 3. Segundo o governo japonês, o projétil sobrevoou o país antes de cair no Pacífico. Desde 2017, é a primeira vez que isso ocorre.
Segundo o Ministério da Defesa do Japão, o míssil cruzou o país em direção ao Oceano Pacífico às 7h22 de terça-feira (19h22, no horário de Brasília) e caiu no mar 17 minutos depois. De acordo com Tóquio, a queda ocorreu fora da zona econômica exclusiva japonesa, que se estende por quase 400 quilômetros para além da costa.
O teste obrigou o governo a emitir um alerta aos cidadãos japoneses. As autoridades tocaram sirenes em cidades do norte e recomendaram que os moradores buscassem abrigo.
外に出たらいきなり大きな音❗😵💫
空襲警報みたい‥聞いたことないけど💦
北朝鮮からミサイル と聞こえる💦💦 pic.twitter.com/JEUp74Ppql— にゃんと (@naru76nya) October 3, 2022
O teste desta segunda-feira foi o 23º feito por Pyongyang neste ano — e o quarto na última semana.
A intensidade dos lançamentos norte-coreanos mais recentes coincide com exercícios militares conjuntos entre os EUA e a Coreia do Sul, também os primeiros em cinco anos. Faz o mesmo tempo que Kim Jong-un não testa armas nucleares, algo que autoridades dos EUA e da Coreia do Sul especulam ser iminente.