O governo da Coreia do Sul anunciou nesta terça-feira, 29, a decisão de desenvolver um escudo aéreo nos moldes do chamado Domo de Ferro, criado pelo Estado de Israel, voltado para a interceptação de mísseis lançados a partir da Coreia do Norte. De acordo com o Ministério da Defesa, o sistema antimíssil custará US$ 2,56 bilhões e começará a ser desenvolvido em 2022, com conclusão prevista para 2035.
Enquanto os sistemas atualmente em uso foram projetados para mirar mísseis balísticos de curto alcance, o novo sistema terá como objetivo proteger contra artilharia de longo alcance. “O escudo é projetado a partir de um sistema de interceptação com nossa própria tecnologia, para reforçar nossas capacidades de combater as ameaças da artilharia de longo alcance e proteger instalações militares e infraestruturas essenciais”, explicou o ministério, em nota.
Domo de Ferro
O conceito do sistema antimíssil é similar ao do Domo de Ferro israelense, instalado para deter ataques vindos do território palestino. Contudo, a nova arma sul-coreana terá custos mais elevados e tecnologias mais avançadas, segundo o Exército.
Leia também: “Conheça Iron Dome, o sistema antimíssil de Israel”
Burrice… As guerras do sec. XXI, não serão por territórios…
Enquanto isso o povo coreano do norte passa fome.