O Parlamento da Coreia do Sul aprovou leis nesta última semana abolindo o método tradicional de determinar idades, o que tornará oficialmente todos no país um ou dois anos mais jovens a partir de junho de 2023.
Ao contrário da maior parte do mundo, o sistema de contagem de idade sul-coreano estabelece que as pessoas na Coreia do Sul completam um ano assim que nascem e ganham mais um ano a cada dia de Ano Novo.
As novas leis mudarão todos para o padrão internacional — que inicia a contagem da idade do zero a partir do nascimento. A mudança foi uma promessa de campanha do presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol. Para ele, o uso da contagem da idade pelo sistema sul-coreano causa custos sociais e econômicos desnecessários.
Desde a década de 1960, a Coreia do Sul usa os padrões internacionais para calcular idades para documentos médicos e legais. Mas o sistema local prevalece para determinar quem tem idade suficiente para beber, fumar ou ser recrutado pelo Exército. Quando a lei entrar em vigor, a idade legal para beber de 20 anos mudará para 19 anos, permanecendo efetivamente a mesma, mas refletindo a mudança para os padrões internacionais de idade.
A mudança evitará confusão para os sul-coreanos, principalmente quando se trata de fornecer alguns serviços médicos e administrativos. Houve confusão, por exemplo, quanto às faixas etárias para vacinação contra covid, baseadas no padrão internacional.
Calcular a idade com base nos anos civis, em vez das datas de nascimento, é visto como um remanescente da cultura antiga em países do leste asiático como China, Japão e Coreia do Sul. Uma criança nascida em 31 de dezembro, por exemplo, seria considerada com um ano de idade e completaria dois anos no dia de Ano Novo.
China, Japão e Coreia do Norte mudaram para o padrão global décadas atrás. Na China, a idade é contada a partir do zero para questões legais e oficiais, mas na vida cotidiana algumas pessoas adicionam um ano à sua idade real, adquirida no Ano Novo Lunar. O Japão implantou o sistema internacional de idade em 1950 e, nas últimas décadas, também se tornou o padrão no uso informal. A Coreia do Norte abandonou o sistema coreano na década de 1980.
Apesar de estarem acostumados com os costumes da idade da Coreia, a maioria dos sul-coreanos apoiou a mudança para os padrões internacionais, de acordo com uma pesquisa de setembro do Ministério da Legislação Governamental.
Relacionadas
Novelas tão bonitinhas,(Doramas) mas a mentalidade…E agora melhorou para muitos pois um país onde o que vale mesmo é a estética…