Coronavírus: A importância de “achatar a curva”

Com menos casos simultâneos, os hospitais não ficam sobrecarregados e todos conseguem atendimento Para combater uma pandemia, o ideal é conseguir que a transmissão seja interrompida, mas isso pode ser…
-Publicidade-
Mohsen Atayi/Fars News Agency
Mohsen Atayi/Fars News Agency | Um leito de UTI com duas camas

Com menos casos simultâneos, os hospitais não ficam sobrecarregados e todos conseguem atendimento

Para combater uma pandemia, o ideal é conseguir que a transmissão seja interrompida, mas isso pode ser impossível em um curto espaço de tempo. Agora, diminuir o número de casos por meio da prevenção, não é apenas possível, mas fundamental. Com isso, o sistema de saúde ganha tempo e consegue atender quem necessita sem ficar sobrecarregado.

-Publicidade-

É isso que os cientistas estão chamando de “achatar a curva”, evitando picos da doença que poderiam ser mais rápidos mas acabariam sobrecarregando os sistemas médicos, causando pânico e um maior número de mortes.

Em entrevista ao The New York Times, o médico Drew Harris,  professor da Universidade Thomas Jefferson em Filadélfiafalou sobre como essa medida é essencial: “Pensem que o nosso sistema de saúde é como um metrô, que não pode levar todo mundo ao mesmo tempo em horário de pico. É isso que precisamos pensar em relação ao coronavírus, com menos casos surgindo podemos garantir atendimento para aqueles que precisam”, afirmou Harris.

Sobre o coronavírus, o médico da Universidade Thomas Jefferson destacou a diferença entre ele e o vírus da gripe, para o qual muitas pessoas já contam com imunidade parcial por causa das vacinas. “Muito mais pessoas são vulneráveis ao coronavírus. Por isso medidas como quarentena, distância social e autoisolamento são tão importantes”, destacou Harris.

Para ele, o fundamental é não transmitir a doença e tomar cuidados básicos de higiene. Só assim se conseguirá garantir o fim da epidemia e que todos recebam o atendimento necessário se preciso.

 

 

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.