O não aumento do número diário de infectados é consequência das medidas de isolamento impostas pelo governo do país, mas a situação ainda é crítica
Já faz três dias que o número de novos casos de infecção pelo coronavírus na Itália parou de subir. Segundo Yaneer Bar-Yam, do New England Complex Systems Institute, isso é consequência direta da quarentena completa imposta pelo governo italiano há uma semana, na segunda-feira 10.
Em uma sequência de postagens em seu Twitter, Yaneer explicou que essa parada no crescimento no número de novos de casos por dia já foi vista em outros países, como China, Coreia do Sul e Irã. Isso se deve ao período de incubação do vírus, que é de três a cinco dias.
BREAKING: Coronvirus Outbreak. One week after Italy's national lockdown (8 days after the north), Italy has three days with same number of new cases. This means 5 days after lockdown cases leveled off, consistent with typical incubation period of 3-5 days. This is good news. pic.twitter.com/YS9WQaVamP
— Yaneer Bar-Yam (@yaneerbaryam) March 16, 2020
Ele também destacou que muito países europeus fecharam as fronteiras com a Itália, mas que apenas essa medida não é suficiente pois eles já possuem transmissão local. A França, após declarar a quarentena, deve perceber uma diminuição do número de novos casos entre três e cinco dias, segundo Yaneer.
Para ele, a Suíça e a Alemanha, que já tiveram muitos casos confirmados, necessitam logo tomar a decisão de declarar uma quarentena, assim como a Espanha fez.
Por fim, ele destacou que ainda estão aparecendo muitos casos graves na Itália, com a consequente superlotação dos sistemas de saúde. Ele pediu para que os outros países auxiliam os italianos nesse momento difícil. Para Yaneer, “o tempo para agir é agora”.