Segundo Fabio Jatene, pacientes apresentaram melhora depois de três semanas intubados
Num áudio que circula em grupos de WhatsApp, o diretor do Instituto do Coração Fabio Jatene afirma que a transmissão do coronavírus pode ser amenizada caso o infectado seja intubado quanto antes.
“O ideal é intubar o doente o mais cedo possível. Na China, fizeram pressão positiva [tratamento respiratório] sem intubar, e os doentes não melhoraram”, diz Jatene, ao descrever as péssimas condições de trabalho de equipes de enfermagem em hospitais chineses.
Segundo ele, houve melhora nos pacientes intubados. No entanto, enfermeiros contraíram a doença por meio do contato acidental com fluidos dos pacientes. Muitos profissionais pegaram o coronavírus depois de tirar as roupas especiais usadas para tratar dos doentes.
“É muito difícil não se contaminar no momento da troca de roupa”, afirmou Jatene. “As secreções corpóreas dos pacientes aumentaram os casos de contaminação da enfermagem.” De acordo com o médico, a média, na China, para a recuperação no tubo de ventilação mecânica está sendo de três semanas.