Novo epicentro da pandemia de covid-19, a Índia voltou a bater o recorde mundial de casos da doença em um único dia. Nas últimas 24 horas, o país registrou 3.293 óbitos causados pelo coronavírus, a maior marca para o período até aqui. Também foram notificadas 360.927 novas infecções.
Foi o sétimo dia consecutivo em que a Índia registrou mais de 300 mil novos casos da doença em 24 horas, o que elevou o total de infectados desde o início da pandemia para quase 18 milhões. Em apenas uma semana, foram mais de 2,3 milhões de casos — o recorde mundial foi batido em seis dos últimos sete dias.
Leia mais: “EUA prometem ajuda à Índia; Modi fala em ‘tempestade’ de covid-19”
A Índia ultrapassou a marca de 200 mil mortos pela covid-19, tornando-se o quarto país a superar esse patamar, depois de Estados Unidos, Brasil e México. O sistema de saúde indiano entrou em colapso, e o serviço funerário também já não dá conta da quantidade de mortos em períodos curtos de tempo.
Como noticiamos, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, anunciou no fim de semana que o país ajudaria o governo indiano no combate à covid-19. A embaixada indiana em Washington informou que as negociações com os norte-americanos envolvem “um pequeno suprimento de insumos para a produção de vacinas contra a covid-19 na Índia”. A França também se comprometeu a colaborar.
Leia também: “Covid-19: França vai fornecer ajuda médica à Índia”
As autoridades Indianas serão ouvidas pela CPI da covid, aqui no Brasil. Será que Renan pode responder.