A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, foi condenada a seis anos de prisão nesta terça-feira, 6, pela acusação de associação ilícita e fraude contra o Estado.
Apesar da condenação, Cristina não vai ser presa, porque tem foro privilegiado. A ação contra a peronista foi ajuizada em 2019 pelo Ministério Público argentino. Segundo a denúncia, a vice-presidente e vários ex-funcionários firmaram contratos milionários para realizar obras rodoviárias que estariam incompletas e superfaturadas.
Os promotores afirmaram ter obtido provas suficientes de que ela foi chefe de uma associação ilícita que, em seu governo como presidente (2007-2015) e no de seu marido e antecessor, Néstor Kirchner (2003-2007), favoreceu o empresário — e sócio da antiga família presidencial — Lázaro Báez em concessões de 51 obras públicas.
Cristina Kirchner nega todas as acusações. Em novembro, quando o caso estava em fase processual chamada de “palavras finais”, na Argentina, a vice-presidente disse que o processo a que responde se assemelhou a um pelotão de fuzilamento”.
“Em dezembro de 2019, eu disse que este era o tribunal do lawfare (um processo com motivação política), mas, mais que isso, foi um verdadeiro pelotão de fuzilamento”, declarou, em uma audiência por videoconferência.
Ainda no breve discurso, ela acusou os promotores de terem mentido, inventado fatos e escondido informações ao longo do processo. “Tentaram me matar, mas o tiro não saiu”, disse. “A mulher que acompanhava a pessoa que quis me matar seguia os promotores nas redes sociais Facebook e Twitter.”
O stf deles vai absolve-la. Lá como cá só meliantes há.
essa aí só não é pior que o lula. Todos da mesma estirpe.
Acho que ambas as carretas deram L,daí fica tudo torto. Tudo fira dos trilhos. Lá como cá, a classe política cheia de “salvaguardas”.
Ela fez o L ou o L fez o K? Kkkkkklkkk Harina de la misma bolsa.
América latrina, o paraíso dos bandidos… América, cloaca do mundo! Justiça latrinoamericana, show de horrores…
Se esse continente afundasse no mar, não fosse pela cocaina com que inunda o mundo, ninguém iria sentir falta. O resto do mundo seria melhor sem essa herança luso-hispânica.
Nossa,
Coitadinha
Mais uma “inocente” injustiçada
Como se não bastasse o “inocente” do Nine ser condenado aqui, agora estão condenando a coitada lá
Tsc….tsc…tsc
se fosse aqui, o ditador xandão tinha prendido o juiz antes
Acho que seria o Gilmar…
Pois lá o presida constrangeu a todos,mandando investigá-los. Foi pior ,porque amedrontou toda a justiça.
Estes corruptos sempre querem se fazer de vítimas e os culpados são os outros, impressionante.