A Justiça de Cuba condenou por sedição (revolta contra autoridade constituída) 20 manifestantes que participaram dos protestos contra a ditadura comunista em 11 de julho do ano passado. De acordo com a Agence France-Presse, as penas variam de cinco a 20 anos de prisão. É a primeira sentença conjunta pelo crime de sedição proferida no país.
Os 15 adultos condenados, em sua maioria homens entre 18 e 59 anos de idade, receberam penas de prisão abaixo do pedido pela acusação. Nenhum réu foi considerado inocente. Além disso, um jovem de 18 anos foi condenado a cinco anos de “trabalho correcional sem internamento”. Mais cinco menores, entre 16 e 17 anos, foram condenados a “cinco anos com limitação da liberdade”.
A Justiça de Cuba não divulgou publicamente as sentenças, e a imprensa estatal não noticiou a decisão. Ativistas denunciaram falta de garantias, fabricação de provas e penas excessivas nesses processos em torno dos maiores protestos antigovernamentais em décadas.
Recentemente, a Procuradoria-Geral de Cuba explicou que as denúncias por sedição se aplicam em virtude do nível de violência demonstrado nos atos de vandalismo, que tinham “o propósito deliberado de subverter a ordem constitucional e causar grave perturbação da ordem pública”.
Cuba informou que foram processados 790 cidadãos por atos relacionados aos protestos de 11 de julho, dos quais 55 têm entre 16 e 17 anos. Outros 27 são menores de 16 anos, aos quais foram aplicadas medidas alternativas por não terem atingido a idade mínima penal.
Leia mais: “A anunciação da primavera cubana”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 69 da Revista Oeste
Espoliação, privação, o inimigo do estado é o povo. Cuba, Venezuela, China, Rússia… Exemplos do que é crime e não é punido. Alô PT, PSOL, PCdoB e restantes 95% da totalidade de partidos no Brasil, todos que têm a mesma programação, o mesmo objetivo: a ESPOLIAÇÃO.
Igual acontece no Brasil, onde a ditadura da toga manda prender por participar de manifestação…
Essa é a democracia que a esquerda quer para o Brasil.
Não vamos permitir.
Os devotos de Fidel devem estar comemorando
Em outubro vamos mandar o nove dedos pra lá
Seu lugar preferido quando tiver que fugir do Brasil !!
Safado !!!!