Em discurso durante a Cúpula das Américas, na quinta-feira 9, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, criticou diante de Joe Biden a decisão dos Estados Unidos de excluir do evento países do continente considerados autoritários. O argentino ainda aproveitou o palco para um protesto sobre as Ilhas Malvinas, território de que o país reclama soberania há décadas, mas que está em posse do Reino Unido.
O objetivo da Cúpula das Américas, em Los Angeles, é reunir os líderes do continente para discutir o fortalecimento da democracia na região. O governo dos EUA organiza a edição deste ano e não convidou a Nicarágua, a Venezuela nem Cuba, regimes com características autoritárias. Em reação, alguns países decidiram não participar do evento, como o México.
Na Cúpula das Américas de 2001, realizada no Canadá, os países do continente concordaram com a regra de exclusão de regimes que não respeitam princípios da democracia, de acordo com a Carta Democrática Interamericana, da qual todos são signatários.
Fernández e Biden tiveram um momento de confraternização na quinta-feira, junto a outros chefes de Estado. Mas, durante seu discurso, o argentino se virou ao anfitrião do evento para protestar sobre as ausências de cubanos, venezuelanos e nicaraguenses.
“Definitivamente, queríamos outra Cúpula das Américas. O silêncio dos ausentes nos interpela. Para que isso não se repita, gostaria de deixar registrado para o futuro que o fato de ser um país anfitrião da reunião não lhe concede a capacidade de impor o direito a admitir os países membros do continente”, declarou Fernández.
“O diálogo na diversidade é o melhor instrumento para promover a democracia, a modernização e a luta contra a desigualdade.”
Hubiésemos querido otra #CumbreDeLasAméricas. El silencio de los ausentes nos interpela. Y nos duelen las inequidades a las que el orden global somete a nuestra región. Es hora de una verdadera Asociación Estratégica Común. #AméricaEsConTodos
Aquí fragmentos de mi participación: pic.twitter.com/aswP3lNL8N
— Alberto Fernández (@alferdez) June 10, 2022
Malvinas
Em seu discurso no evento em Los Angeles, Alberto Fernández também disse que a Argentina segue reivindicando seu direito de soberania pelas Ilhas Malvinas, por vias democráticas. O território no Atlântico Sul tem domínio britânico e foi alvo de guerra entre as duas nações em 1982, com vitória dos europeus — que se referem ao local como Ilhas Falkland.
Fernández ainda criticou o fato de a logomarca da Cúpula das Américas, com o continente norte-americano, não contar com as Ilhas Malvinas.
O mapa da reunião também não inclui a Terra do Fogo nem Fernando de Noronha, mas apresenta as oito ilhas havaianas, o ponto mais equidistante entre o continente norte-americano e o asiático.
“Seguimos reclamando por las vías diplomáticas los legítimos derechos que nos caben sobre nuestras Islas Malvinas, islas que en este logo están ausentes” @alferdez 👏👏👏👏👏 #MalvinasArgentinas pic.twitter.com/W3i1sFN2Qn
— Marcelo Martín 👈 (@marceloarmartin) June 10, 2022
Em nome da “democracia” devemos chamar os países que viraram “ditaduras” totalitários que prendem adversários políticos e oprimem o povo escravizado … hum … Democracia virou uma palavra tão banal na boca de certas pessoas, é ridículo, eles pensam que enganam quem?
Sinto falta do Jorge Mario Bergoglio, nessa foto… Ahahahah…
Verdade 👍
A Argentina teve o domínio das ilhas por apenas 6 anos, de 1826 a 1832. Dali para frente as ilhas foram britânicas. Por causa desses 6 anos a quase 200 anos, se acham donos das ilhas. Parece piada.
Que faça a cúpula dos canalhas esquerdistas
Esses “13 confirma” seja de onde são só falam besteira. Vergonha alheia, pobre povo querido ao sul de nossa fronteira.
Fernández ainda criticou o fato de a logomarca da Cúpula das Américas, com o continente americano, não contar com as Ilhas Malvinas.
– Mas é claro que não, pois as ilhas Falkland pertencem ao império britânico que até onde eu sei, fica na Europa, que por sua vez, de onde os argentinos vieram de barco.
SUGESTÃO AO SR. FERNANDEZ: PROMOVA UMA CUPULA DAS AMERICAS PARTICULAR, CONVIDANDO OS REGIMES DEMOCRATICOS ESQUECIDOS NESTA OPORTUNIDADE , E COM SEDE EM BUENOS AYRES…. PODE CHAMAR CUBA,VENEZUELA,NICARAGUA, BOLIVIA,CHILE, ETC E DENOMINAR FORO DE BS AYRES
👏👏👏