Cientistas da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, encontraram um fóssil de um dinossauro comendo um mamífero. De acordo com os pesquisadores, o fóssil tem 120 milhões de anos e corresponde a um pequeno dinossauro com penas, conhecido como “microraptor”. O predador estava com o pé de um animal mamífero dentro de sua caixa toráxica.
“É muito raro encontrar exemplos de comida dentro de dinossauros”, disse David Hone, principal autor do estudo. “Então, cada um deles é realmente importante, porque fornece evidências diretas do que eles estavam comendo. Esse levantamento retrata um momento fascinante no tempo, mesmo que não seja tão aterrorizante quanto qualquer coisa no Jurassic Park.”
Here's a couple of shots of the foot in situ, it's pretty clear! And here's a blogpost about the paper and how it came to be: https://t.co/ZmeZaWbX4L pic.twitter.com/5H7bnjnywS
— Dr Dave Hone (@Dave_Hone) December 21, 2022
Os microraptores, que mediam 60 centímetros, habitaram as florestas do atual território chinês há 120 milhões de anos. Embora se movessem sobre duas pernas, acredita-se que algumas espécies fossem capazes de voar de árvore em árvore para buscar alimentos. Os cientistas da Universidade de Oklahoma descobriram que a presa dentro do dinossauro era um mamífero do tamanho de um camundongo (10 centímetros). O animal consumido provavelmente vivia no chão e não possuía boas habilidades de escalada.
Estudos sobre dinossauros emplumados sugerem que eles consumiam criaturas como pássaros, lagartos e peixes. O mistério, contudo, é se as espécies consumidas pelo microraptor eram encontradas mortas ou se o dinossauro as caçava.
Museu exibe fóssil de dinossauro “gigantesco”
Um dinossauro de 37 metros de comprimento que percorreu a Terra há 100 milhões de anos é a nova atração do Museu de História Natural de Londres, no Reino Unido. Segundo especialistas, os fósseis do animal serão expostos entre os meses de março e junho de 2023.
O leitor pode ler a reportagem completa ao clicar neste link.
Vá ver ó o Dino.SAURO engolindo a Tebet.
No Brasil é muito comum dinossauros comendo a democracia.
Dinossauros emplumados comiam AVES? Nunca imaginei isso. Sempre pensei que as aves só vieram depois dos dinossauros, mas acho plausível que, num dado período da evolução, possa ter havido a convivência dos últimos dinossauros com os primeiros pássaros. É lógico.
Em nenhum momento o texto disse AVES: “a presa dentro do dinossauro era um mamífero do tamanho de um camundongo (10 centímetros”
* DANIEL ….. dinossauros pré históricos comiam tudo MAS os Dino’s brasileiros de hoje preferem propina a dez por cento é claro.