Durante escavações em Londres, na Inglaterra, uma equipe de arqueólogos encontrou os restos de um mausoléu romano “incrivelmente raro” e “com um nível surpreendente de preservação”. Os pesquisadores acreditam que essa é a estrutura mais intacta de seu tipo já encontrada na Grã-Bretanha. A descoberta foi anunciada na agência de notícias britânica BBC, na terça-feira 13.
Apesar de o mausoléu ter sido quase completamente desmontado, possivelmente durante o período medieval, há indícios de que a construção teria dois andares. Ela teria sido usada pelos romanos mais abastados, como uma espécie de tumba familiar.
Os arqueólogos não identificaram nenhum caixão nem restos mortais no local, mas encontraram mais de cem moedas, pedaços de metal, fragmentos de cerâmica e telhas. Ao redor do mausoléu existiam mais de 80 túmulos, onde os especialistas descobriram pulseiras de cobre, contas de vidro, moedas, cerâmica e até mesmo um pente feito de osso.
Como os arqueólogos encontraram o raro mausoléu romano
O mausoléu foi encontrado durante escavações no local de desenvolvimento do The Liberty of Southwark, um complexo de escritórios, residências e lojas. O Museu de Arqueologia de Londres (Mola) informou que a região está localizada nas proximidades do Borough Market e da famosa estação London Bridge.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, existem planos futuros para a exibição pública do mausoléu. Catherine Rose, membro do gabinete do conselho de Southwark, disse que o conselho vai garantir que os achados arqueológicos serão preservados e acessíveis à comunidade. “A redescoberta do mausoléu e dos mosaicos romanos é uma prova da rica tapeçaria do nosso passado”, acrescentou Catherine.