Os cristãos na Nigéria continuam sob intensa perseguição. É o que afirma a ONG International Christian Concern, organização que, desde 1995, atua no âmbito internacional a fim de dar suporte aos cristãos perseguidos. No domingo 7, homens armados invadiram uma igreja na região norte da Nigéria e sequestraram 40 fiéis durante o culto religioso.
Segundo o reverendo Joseph John Hayan, presidente da Associação Cristã da Nigéria (CAN, na sigla em inglês), sediada no Estado de Kaduna, homens armados invadiram a Igreja Batista Bege. A igreja está localizada na Vila de Madala, área sob a administração do governo local de Chikun. O pastor batista disse ainda que 15 fiéis conseguiram escapar na mesma noite do sequestro.
O pastor fez uma declaração
O reverendo Joseph disse: “Não ouvimos nenhum contato para resgate ou qualquer coisa [dos atiradores] sobre as pessoas restantes, e rezamos para que os sequestradores sejam misericordiosos e libertem os 25 cristãos restantes de volta para suas famílias”.
O grupo terrorista islâmico Boko Haram há anos promove a perseguição de cristãos na Nigéria. Mas eles não são os únicos; há outros grupos de extremistas, como os Fulani, que também perseguem e matam os nigerianos que professam a fé cristã. Mas a violência também vem de gangues localizadas. Segundo as ONGs internacionais, dezenas de milhares foram mortos ou sequestrados por esses grupos, e centenas de milhares foram deslocados internamente. O aumento da violência contra os cristãos na Nigéria é diretamente proporcional ao aumento do jihadismo no país africano.