O partido de direita francês União Nacional (RN, na sigla em francês), liderado por Marine Le Pen, tem 36% nas intenções de voto para as eleições legislativas que serão realizadas na próxima semana, de acordo com pesquisa da Elabe, encomendada pela emissora BFMTV e pelo jornal La Tribune Dimanche.
+ Leia as últimas notícias de Mundo no site da Revista Oeste
Em segundo lugar, está a sigla de esquerda Nova Frente Popular, que tem 27% das intenções. Já o partido do presidente Emmanuel Macron vem em terceiro, com 20% das expectativas de voto.
A pesquisa coletou votos de maneira virtual, entre 9 e 21 de junho, com uma amostra de 2 mil franceses.
Segundo o levantamento, estas eleições terão a maior taxa de participação desde 2002, com o comparecimento às urnas de cerca de 62% dos aptos a votar.
O primeiro e segundo turno das eleições francesas estão programados para acontecer em 30 de junho e em 7 de julho. As eleições antecipadas pelo presidente francês, Emmanuel Macron, depois da vitória esmagadora da direita nas eleições ao Parlamento Europeu, realizadas domingo 9.
As eleições antecipadas na França vão ocorrer pouco antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, em 26 de junho, aumentando sua repercussão internacional.
Propostas da direita para a França
Segundo a CNN, a RN, partido de direita na França, propõe priorizar os cidadãos franceses nos serviços públicos e inibir a imigração ilegal, uma problema que afeta toda a Europa.
Os franceses estão descontentes com o aumento do custo de vida, devido ao descompasso entre oferta e demanda pós-pandemia e sanções contra petróleo e gás da Rússia. Muitos não aprovam as reformas liberais de Macron, como elevação da idade de aposentadoria.
O hipócrita Macron merece ser surrado nas urnas. Inclusive, urnas em papel, ressalve-se. Não são as urnas eletrônicas do Luis Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.