O ditador de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e mais seis ministros do governo começaram na quarta-feira 16 uma viagem para Argélia, Turquia, Rússia e China, para buscar ajuda para enfrentar a crise energética pela qual a ilha passa. A comitiva começou a viagem pela Argélia.
Em uma postagem no Twitter, ele afirmou que a comitiva terá reuniões com lideranças dos quatro países para tratar de “temas essenciais” para Cuba, “ligados fundamentalmente ao setor de energia elétrica”.
“O programa desenhado responde às prioridades políticas e econômicas de Cuba, bem como aos esforços para aliviar os efeitos de uma crise pós-pandêmica que assola o mundo inteiro e, em nosso caso, é agravada pelos efeitos do bloqueio dos Estados Unidos”, escreveu Díaz-Canel.
Queridos compatriotas:
Estamos saliendo a una gira por Argelia 🇩🇿, Rusia 🇷🇺, Turquía 🇹🇷 y China 🇨🇳, en respuesta a las invitaciones oficiales cursadas por los líderes de esas naciones. pic.twitter.com/lOISkdKtq1
— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) November 16, 2022
Segundo o ditador, durante os 10 dias de viagem, a intenção é “firmar vínculos econômicos e políticos que nos permitam seguir promovendo o desenvolvimento de Cuba e continuar construindo o horizonte de bem-estar que merecemos”.
Em razão da pandemia, as viagens oficiais do governo cubano ficaram suspensas. Essa viagem será realizada em um momento delicado para Cuba, em razão da crise que se ampliou nos últimos dois anos, com escassez de produtos básicos, como alimentos, medicamentos e combustíveis, uma forte inflação e frequentes apagões.
Nesta quarta-feira 16, por exemplo, no horário de maior demanda, um terço da ilha ficou sem energia elétrica, devido aos problemas de geração energética, que se agravaram no fim de setembro, com a passagem do furacão Ian.
Relacionadas
Os melhores comentários estão aqui. São gênios, e expressam nossa desilusão com humor. O Brasil agora vai voltar a financiar ditadura. Só que a carga sobre nossos lombos será maior, teremos mais ditaduras pra “ajudar” via financiamento, afinal o clubinho de esquerda da américa latina cresceu. A América Latina está fadada ao fracasso com raras exceções. Deus, tenha misericórdia de nós!!!
SÃO MUITO Otários esse paises que dão dinheiro para essa CUBA..
Não faz a menor diferença para os EUA…se a china acha que os EUA se incomodam com isso esta ERRADA… CHINES BURRO!
Cuba só serve para INFERNIZAR a América Latina…e os EUROPEUS e Norte Americanos…A D O R A M issoo!
PAREM DE FINANCIAR CUBA OTÁRIOS
UÉ O SOCIALISMO NÃO DÁ DINHEIRO???? VÃO AO OUTRO PEDIR?? RÚSSIA ESTA EM GUERRA, CHINA ESTA COM MERCADO IMOBILIÁRIO DEVENDO 300 BI DÓLARES, PARTE PRO CAPITALISMO IDIOTA.
Se esperarem um pouco o ladrão que já enviou a fundo perdido bilhões para o porto e escravização de médicos envia outro tanto SÓ QUE a propina agora é de 20% pois a quadrilha cresceu.
O amigo dos ditadores está voltando e vai dar aquela ajuda a cuba.
Calma, Luladrão está chegando para irrigar a economia Cubana com os recursos dos brasileiros otários. Te prepara BNDES, quantos Bilhões serão agora?
Cuba dará charutos como garantia para os empréstimos? E oferecerá o programa “Mais Médicos”? E a “vacina” cubana para prevenir o coronavírus que o Boulos (março/2020) e outros anunciaram, já está pronta?
… pois é Carlos vai ter muito petralha mascando charuto pelo rabo.