Um porta-voz da ditadura chinesa fez ameaças a Taiwan nesta quinta-feira, 28. Ele disse que o governo da ilha está em empurrando o país para a guerra por comprar armamento militar.
“A medida representa um grande dano aos interesses e ao bem-estar da população de Taiwan”, disse Ma Xiaoguang, porta-voz do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado do governo chinês em entrevista coletiva.
“O futuro de Taiwan e a segurança e os interesses dos compatriotas de Taiwan estão no desenvolvimento pacífico das relações através do Estreito e na reunificação nacional”, afirmou, comentando que os taiwaneses conspiram com forças estrangeiras pela independência.
Na quarta-feira 27, o coronel Shi Yi, porta-voz militar da ditadura chinesa, criticou a passagem de um navio de guerra norte-americano pelo estreito que separa Taiwan da China.
“As frequentes provocações dos Estados Unidos enviaram sinais errados às forças de ‘independência de Taiwan’ e minaram deliberadamente a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”, disse Shi em comunicado. “Nós nos opomos firmemente a isso.”
De acordo com a CBC, a Sétima Frota da Marinha, com sede no Japão, disse na terça-feira 26 que a passagem do USS Sampson pela hidrovia de 160 quilômetros entre Taiwan e a China “demonstra o compromisso dos Estados Unidos com um Indo-Pacífico livre e aberto.”
Outras ameaças a Taiwan
Em 24 de fevereiro, mesma data em que a Rússia deu início à invasão à Ucrânia, o Ministério da Defesa de Taiwan comunicou que nove aviões militares a serviço da ditadura Chinesa entraram no espaço aéreo da ilha.
Além de caças taiwaneses enviados para alertar as aeronaves chinesas, Taiwan preparou mísseis de defesa aérea para “monitorar as atividades”.
Sob pressão do Partido Comunista Chinês, o governo da ilha critica missões regulares da força aérea da ditadura há dois anos. Embora Taiwan não tenha relatado nenhum movimento incomum das forças chinesas hoje, o governo aumentou seu nível de alerta.
Não tem notícia boa de paises comunistas.
Nada nem descoberta de nada útil, só armas e dominação.
Não é a toa que o mundo ocidental europeu e algumas de suas ex-colonias são os que oferecem as melhores condições de vida.
Viva o capitalismo !
Quando chegam ao ocidente mensagens e videos do que anda acontecendo na China, fica um pouco mais difícil de acreditar que ainda estão com todo esse ânimo expansionista, diversionismo.