Um fenômeno impressionante promete cruzar o céu em breve: um eclipse solar total partirá do Oceano Pacífico, percorrerá os México, os Estados Unidos e o Canadá e encerrará seu espetáculo sobre o Oceano Atlântico em 8 de abril. A lua vai bloquear a luminosidade, revelando a misteriosa atmosfera do Sol em um alinhamento preciso que proporcionará um espetáculo único aos observadores.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Durante esse fenômeno, a lua se posiciona diretamente à frente do Sol, bloqueando sua superfície brilhante e revelando os contornos fantasmagóricos da atmosfera solar. A precisão do alinhamento resulta em uma faixa estreita de totalidade, de onde o eclipse total pode ser observado. Neste mês, a faixa terá aproximadamente 115 km de largura.
Observação do eclipse
Fora dessa faixa, é possível observar um eclipse parcial. Contudo quanto mais distante da totalidade, menor será a porção do sol que estará obscurecida.
Observadores nas costas oeste da Irlanda e da Escócia poderão, por exemplo, vislumbrar o fenômeno parcial, já que o Sol estará se pondo naquela noite. O eclipse total será visível apenas na América do Norte.
Para encontrar mapas e informações sobre o trajeto, basta pesquisar on-line por “eclipse track 8 de abril de 2024”. O próximo registro desse tipo visível em Londres, no Reino Unido, será um eclipse parcial em 29 de março de 2025.