No dia 8 de abril, Estados Unidos, México e Canadá terão a oportunidade de presenciar um eclipse solar total, evento astronômico marcante que ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz solar. No Brasil, o fenômeno não será visível.
O eclipse solar total é um momento em que a Lua cobre completamente os raios do Sol, transformando o dia em noite por aproximadamente quatro minutos. Já o eclipse solar parcial ou anular ocorre quando a Lua bloqueia apenas parte da luz solar.
Leia mais: “Eclipse solar total em 8 de abril: fenômeno único no céu”
O eclipse solar total de abril será o último visível nos Estados Unidos até 2044, com a expectativa de mais de 30 milhões de pessoas estarem no caminho do fenômeno.
Eclipse solar total vai ter transmissão ao vivo
Para aqueles interessados em acompanhar o eclipse ao vivo, mesmo que não seja visível no Brasil, a transmissão estará disponível no canal do Youtube da Nasa e na plataforma Disney+.
A programação incluirá entrevistas com especialistas e diferentes perspectivas do eclipse ao longo de seu percurso. A transmissão terá início às 14h e se estenderá até as 17h, com a previsão do início do fenômeno às 15h07, na costa do Pacífico do México.
O próximo eclipse solar no Brasil está previsto para o dia 2 de outubro. Ele será do tipo anular e passará pelos Estados das regiões Sul, Sudeste (com exceção do norte de Minas Gerais) e Mato Grosso do Sul. No restante do país, não será visível.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste