Edmundo González Urrutia, candidato da oposição na Venezuela, está escondido depois de se tornar alvo de uma ordem de prisão. A Justiça venezuelana emitiu o mandado contra o político nesta segunda-feira, 2. González ignorou três intimações para depor.
José Vicente Haro, advogado de González, afirmou à rádio colombiana La W Radio que seu cliente “tem que ir de casa em casa para resguardar sua vida”.
O governo brasileiro nega que González esteja na Embaixada do Brasil. As opções em países latino-americanos são limitadas, pois a Venezuela rompeu relações com muitos vizinhos depois das eleições.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Analistas e jornalistas venezuelanos especulam que González possa estar escondido em uma embaixada europeia. A situação política no país continua a se deteriorar sob a liderança de Nicolás Maduro.
Segundo a oposição, González venceu as eleições com mais de 60% dos votos. A oposição tem cópias das atas e as publicou on-line. A ditadura de Maduro, no entanto, descreve esses documentos como falsificados.
Leia mais: “A farsa da Venezuela”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 228 da Revista Oeste
A Justiça da Venezuela acusa González de usurpação de funções, falsificação de documentos públicos, incitação à desobediência às leis, conspiração e outros crimes. O promotor Luis Ernesto Dueñez emitiu a ordem de prisão.
Brasil defende negociação na Venezuela
Autoridades brasileiras consideram que a ordem de prisão contra González “fecha a janela de oportunidade para uma negociação” entre a ditadura de Maduro e a oposição. Um pronunciamento do Brasil é esperado ainda nesta terça-feira, 3.
Segundo o jornal O Globo, o comunicado do Brasil deverá focar na sinalização política negativa da prisão de um candidato presidencial.
Leia também: “Lições da Venezuela”, artigo de Alexandre Garcia publicada na Edição 232 da Revista Oeste
De lá pra cá qual a diferença? A injustiça brasileira tem se desdobrado pra prender o bolsonaro, como ainda não conseguiram, mas é questão de tempo, os comunistas são implacáveis, prendem seus apoiadores. Que diferença tem as cortes de lá pra de cá? Lá como cá são todos nomeados pelos comunistas… sem retorno…
Esse governo brasileiro é cômico com essa de negociação com Maduro ( podre), Brasil dando guaritá a bandido ditador!
Janela de oportunidade de negociação?
Que negociação?
A única negociação possível é se o maduro vai sair amanhã ou no fim da semana .