Enviado especial de Oeste a Buenos Aires | A disputa pela presidência da Argentina vai ser definida em segundo turno. E na disputa das eleições seguem vivos o representante do peronismo e do atual governo esquerdista, o ministro Sergio Massa, e o candidato em favor do liberalismo, o deputado Javier Milei.
+ Leia as últimas notícias de Mundo no site da Revista Oeste
Com mais de 97% dos votos apurados, o peronista Massa aparece à frente. Ministro da Economia argentina desde o ano passado, ele recebeu, até esse momento da apuração preliminar feita pelo Ministério do Interior, 36,58% dos votos válidos.
Vencedor das prévias realizadas em agosto, o liberal Milei está pouco mais de 6 pontos percentuais atrás do candidato governista. Conforme a apuração parcial até as 23h54 deste domingo, 22, ele computa 30,04% dos votos.
Leia mais:
Outros candidatos
Dessa forma, as projeções confirmam a realização do segundo turno entre Massa e Milei. Representante de uma coalização de centro-direita, Patricia Bullrich aparece na terceira colocação, mas distante da possibilidade de ultrapassar um de seus oponentes. Ela contou, até o momento, com 23,85% dos votos. Os nanicos Juan Schiaretti (6,82%) e Myriam Bregman (2,69%) completam a lista dos candidatos à presidência da Argentina.
Com esses números da apuração, não há chance de Massa chegar aos 40% nem de abrir 10 pontos percentuais de vantagem sobre Milei, o que lhe garantiria a eleição neste primeiro turno. Também não há, a saber, condições matemáticas de Bullrich ultrapassar o candidato liberal.
O segundo turno das eleições da Argentina será realizado em 19 de novembro. O vencedor — Milei ou Massa — tomará posse em 10 de dezembro.
O pleito deste domingo contou com alto índice de abstenção. Somente 74% dos mais de 35 milhões de argentinos com direito de voto compareceram às urnas. Foi o pior resultado, em percentual de participação popular, dos últimos 40 anos, desde a volta da democracia no país. A chuva também poderia ter provocado uma redução do número de votantes.
Resultado é reviravolta das prévias das eleições da Argentina
O resultado do primeiro turno mostra uma reviravolta em relação aos resultados das eleições prévias, ocorridas em agosto, quando o partido de Milei, o La Libertad Avanza, ficou em primeiro lugar, com 30,04% dos votos. Enquanto isso, a coligação da esquerda peronista de Massa, Union por la Patria, obteve 27,27% das preferências.
Massa teria recuperado um grande número de votos graças à forte votação de Alex Kicillof, candidato a governador da Província de Buenos Aires, que conta com 37% dos eleitores argentinos. Além disso, como atual homem forte da Economia do país sul-americano, Massa implementou série de ações populistas no decorrer das últimas semanas. Ele anunciou, por exemplo, o congelamento dos preços dos combustíveis e a redução da alíquota cobrada de Imposto de Renda para boa parte da população.
No embate direto com o liberalismo de Milei no segundo turno, o peronismo representado por Massa terá de explicar como a inflação da Argentina rompe a barreira dos 100% ao ano, por qual razão 40% da população vive na linha da pobreza e de qual forma a moeda do país — o peso — se desvaloriza dia depois de dia.
Neste domingo, a Argentina também renovou 130 dos 257 membros da Câmara dos Deputados e 24 dos 72 senadores. Por fim, houve votação para eleição do governo local de algumas das Províncias.
Com apoio de Anderson Scardoelli.
Certa vez, estava em um Centro Espírita, até faz um trabalho social ajudando famílias necessitadas.
O problema é que essa ajuda, foram realizadas aos pais, depois os filhos casados, e ultimamente aos netos.
Ou seja, a ajuda que são dadas as filiais, por planos assistências, causa um comodismo e dependência do governo.
E assim, vai o ocorrer sempre no Brasil e Argentina!
Milei está chegando para curar esta bicheira instalada na Argentina.
Muito sal grosso é o que cura.
As urnas eletrônicas Sul-americanas tem vontade própria para eleger os Esquerdopatas.
Piada! Assim vão desenhando o resultado q vai jogar a última pá de terra sobre o túmulo dos hermanos. Só imbecil acredita nessa palhaçada. Aqui vai ser a mesma coisa em 2026, já estão preparando o pupilo do mst p/ estagiar como prefeito em SP e depois jogá-lo na presidência do Brasil, podem escrever
1 bilhão de dólares do nosso dinheiro enviado pelo ladrão comprou essa eleição. Só assim os comunistas vencem
Afff! Que pesadelo!
A gente quer se livrar dos parasitas e… eles continuam sugando!