Começaram nesta terça-feira, 23, nos Estados Unidos, as primárias do Partido Republicano para a escolha de quem vai representar a legenda na disputa pela Casa Branca. Depois de Iowa — onde Trump saiu vencedor com votação recorde — desta vez, a escolha será feita pelos eleitores do Estado de New Hampshire.
A disputa agora ficou apenas entre Donald Trump, de 77 anos, e Nikki Haley, de 52 anos, ex-governadora do Estado da Carolina do Sul.
Em Iowa a escolha foi através de um caucus, quando os eleitores se reúnem publicamente em locais designados e votam.
Em New Hampshire é uma primária, quando os eleitores votam secretamente em seus candidatos.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Outros candidatos desistiram
Nos últimos dias, todos os outros candidatos desistiram da corrida interna do partido, passando a apoiar o ex-presidente norte-americano, incluindo o governador da Flórida, Ron DeSantis, de 45 anos, e o bilionário de Ohio, o empresário Vivek Ramaswamy, de 38 anos.
DeSantis era apontado como um nome forte para tentar barrar Trump dentro do Partido Republicano.
Leia também: “Ron DeSantis desiste das primárias para apoiar Trump”
Pesquisas apontam Trump como favorito em New Hampshire
Pesquisas feitas nesta semana apontam Trump com uma vantagem de 10 a 27 pontos percentuais sobre Haley em New Hampshire. Segundo os analistas políticos, essa diferença pode tornar o quadro a favor dele praticamente irreversível.
Em 15 de janeiro, em Iowa, o ex-presidente norte-americano venceu com uma diferença de 30 pontos dos demais concorrentes.
Os locais de votação abriram às 6h, pelo horário local (8h, pelo horário de Brasília), e encerrarão às 19h, pelo horário local (21h, pelo horário de Brasília). O secretário de Estado de New Hampshire, David Scanlan, está prevendo uma participação recorde dos eleitores.
Trump lançou sua candidatura dentro do partido em novembro de 2022; Haley anunciou que estava no páreo eleitoral em fevereiro de 2023.
Na semana passada, o filho de Trump, Don Jr., acusou Haley de ser “financiada pelos democratas”.
Leia também: “Filho de Trump aponta Tucker Carlson como possível vice de seu pai”
As eleições presidenciais dos EUA estão marcadas para novembro. O atual presidente, Joe Biden, do partido Democrata, deverá tentar a reeleição.