Em Kosovo, na Europa, voluntários ucranianos estão fazendo cursos intensos sobre como desativar explosivos. A escolha do local do curso é específica, já que o país sofreu uma dura guerra no fim da década de 1990.
O curso ocorre em Peja, e tem seis ucranianos estudando a detecção e a neutralização dos explosivos com a Mines Awareness Trust. A MAT é uma organização sem fins lucrativos especializada na desativação de explosivos ao redor do mundo.
Kosovo ficou com mais de 4 mil explosivos para desativar, segundo estimativas dos Estados Unidos, na época do fim do conflito.
O treinamento servirá para quando a guerra acabar. Estima-se que no pós-guerra permanecerão vários explosivos esquecidos em diferentes locais da Ucrânia. Serão necessárias décadas para desativar todas as minas.
“O objetivo é treiná-los em padrões internacionais, mas acrescentando elementos particulares do cenário ucraniano”, informa Artur Tigani, instrutor-chefe do MAT Kosovo, à AFP. O retorno dos voluntários está previsto para meados de maio, quando irão aplicar seus conhecimentos nas áreas que a Rússia já se retirou.
O curso é aberto para todos, mas Kiev está proibindo que homens de 18 a 60 anos deixem o país. O MAT quer receber novos grupos de ucranianos em breve e pretende levar o curso até a Ucrânia para prosseguir o treinamento.