Em reunião de urgência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), o secretário-geral da organização, António Guterres, afirmou que o país vive um “pesadelo absoluto” e que é imprescindível o envio de uma força armada internacional ao Haiti.
Segundo Guterres, a situação do país caribenho é absolutamente dramática. O Porto de Varreux, na capital, Porto Príncipe, está bloqueado por gangues, que impedem a saída de combustível. “Como não há combustível, não há água. E há um surto de cólera, cujo tratamento requer uma boa hidratação”, declarou o secretário-geral, na segunda-feira 17, antes da reunião do Conselho de Segurança. Até agora, 22 mortes por cólera foram confirmadas no Haiti.
Por isso, segundo Guterres, uma ação armada internacional é necessária para deter esses grupos armados, desbloquear o porto e fazer um corredor humanitário. “Nas circunstâncias atuais, precisamos de uma ação armada para liberar o porto e permitir que se estabeleça um corredor humanitário. Estou falando de algo que deve ser feito com critérios humanitários rígidos, independentemente das dimensões políticas do problema, que deve ser resolvido pelos próprios haitianos.”
Depois da reunião, países como Estados Unidos, México e Canadá estão avaliando a possibilidade de enviar tropas ao país do Caribe.
Também nesta reunião de segunda-feira 17, a chefe da missão da ONU no Haiti, Helen La Lime, relatou ao Conselho de Segurança as consequências do bloqueio de combustível para a infraestrutura básica, que interrompeu atendimento nos hospitais e fornecimento de água e agravou as dificuldades de prestar socorro aos doentes de cólera e outras doenças.
“Sem combustível, o lixo não é removido dos bairros, e as chuvas torrenciais provocam inundações, criando condições insalubres propícias à propagação de doenças”, relatou Helen. “Sem combustível, a resposta da Polícia Nacional será ainda mais dificultada, bem como o acesso à ajuda humanitária.”
De acordo com os dados apresentados pela chefe da missão no Haiti, cerca de mil sequestros foram relatados apenas neste ano, e a insegurança geral continua impedindo milhões de crianças de frequentarem as aulas, isolando bairros inteiros e deixando famílias sem recursos dentro de casa.
O Haiti foi colonizado pela França, está na hora de Macron arregaçar as mangas e ajudar o país. A língua não será problema.
Leonardo, isso nunca vai acontecer; o Macron e seus asseclas querem a nossa floresta amazônica… simples assim…
Esse sim é doido pra ser um genocida. Os juizes da suprema corte que liberaram o aborto em 1973 são genocidas e claro, da esquerda, militantes politicis dos democratas, que também lutaram contra a abolição da escravatura nos EUA.
PELO AMOR DE DEUS….NÃO COLOQUEM O BRASIL NESSA ROUBADA….
CHEGA!!!
Não queremos mais imigrantes problemáticos por aqui…toda vez que Brasil assume esses problemas…somos obrigados a aceitar povos de cultura diferente e problemáticos.
ONU: Sinônimo de INCOMPETÊNCIA!
Deixa tudo sair do controle, para buscar soluções. Será que temos que ensinar para esses burocratas esquerdopatas, que quando um cano começa a vazar, não se pode esperar que ele estoure e se conserta logo, antes de inundar tudo??!!
Cadê as operações preventivas??!!
Cadê a reorganização do país que, sabidamente, já vem com problemas humanitários há tempos?!
I N C O M P E T E N T E S !!!
Boa tarde, Antenor! Concordo contigo em número, gênero, e grau…
A ONU é a instituição mais cara e inútil que já inventaram. Dominada pela extrema esquerda, protagoniza um fiasco atrás do outro mas seus integrantes vivem como marajás. Depender da ONU para qualquer solução é um beco escuro sem saída. A melhor coisa a se fazer é demitir todos, cercar sua sede e promover visitações ao local para mostrar às gerações futuras o que não se deve fazer.
Soda de mais!
Pergunta pra onu se não vai intervir também na venezuela. Lá assassinam pessoas quase todo dia, quando não morre de fome a milícia da um jeito de ir expulsando ou diminuindo a população.
Lá tb tem duas gangs massacrando o pobre povo.
A gang de Maduro junto com os bandidos das FA e a gang dos milicianos.
Façam alguma coisa seu cretinos.
P vcs verem do que a corrupção é capaz.