A nova presidente do Peru, Dina Boluarte, apresentará um projeto de lei ao Congresso para antecipar as eleições gerais para 2024, dois anos antes da data prevista. A informação foi dada na manhã desta segunda-feira, 12, depois dos protestos no fim de semana, nos quais duas pessoas morreram.
Dina assumiu o governo na quarta-feira 7, depois que o ex-presidente Pedro Castillo tentou dar um golpe, mas acabou cassado pelo Parlamento e preso.
“Interpretando a vontade da cidadania decidi tomar a iniciativa para alcançar um acordo com o Congresso da República para antecipar as eleições gerais para o mês de abril de 2024”, disse a presidente, que era vice de Castillo, em uma mensagem à nação exibida na televisão nos primeiros minutos desta segunda-feira.
No domingo, dois adolescentes foram mortos e quatro pessoas ficaram feridas em uma manifestação em Andahuaylas, no sul do Peru, durante protestos. As manifestações, em todo o país, começaram ao longo da semana passada, exigindo que o país realizasse eleições gerais. Em Lima, a polícia dispersou com gás lacrimogêneo na tarde de domingo uma manifestação nas proximidades do Congresso em apoio a Castillo.
Os manifestantes, muitos partidários de Castillo, há dias exigem que o Peru realize eleições em vez de permitir que Dia permaneça no poder até 2026, quando o mandato de Castillo terminaria. Alguns também pedem que o Congresso seja fechado.
Enquanto isso, sindicatos rurais e organizações representativas dos povos indígenas convocaram uma greve por tempo indeterminado a partir de terça-feira em apoio a Castillo, que vem de uma família de camponeses.
Eles exigem a suspensão do Congresso, a realização de eleições antecipadas e uma nova Constituição, assim como a libertação imediata de Castillo, segundo um comunicado da Frente Agrária e Rural do Peru, que reúne cerca de uma dúzia de organizações. Para eles, Castillo não praticou um golpe.
Castillo foi detido por sua própria equipe de segurança quando seguia para a Embaixada do México para pedir asilo político. O Ministério Público o acusa de rebelião e conspiração. Ele já era investigado por corrupção.
Relacionadas
Método venezuelano de golpe comunista!
Tentam dar o golpe…perdem. Pronto!
Teatro armado para chamar a atenção mundial para esses pequenos grupos fazerem manifestação violenta….afinal pegam jovens meio retardados , deficiência mental lesos….para bucha de canhão..gerar um cadáver!
Os conservadores ..abobados e covardes como são… CAEM nessa receita Venezuela… e pimpa!
Com dinheiro do fórum de SP…roubam as eleições.
Compram votos..empregando massivamente “cabos eleitorais” que são na verdade compra de votos.
Uma vez lá…no poder…. Corrompem o judiciário e as forças armadas …
É isso que vão tentar aqui!
É uma minoria paga e violenta!
Conservadores….gente honestas tendem a serem IDIOTADAS e caem emocionalmente nesses golpes com cadáver….
Morreu!?? Dane-se!
Um canalha a menos … para ferrar o nosso futuro..o futuro de seus familiares….pois se essa gente nefasta obter êxito
Vocês vão passar fome e PIOR…ver seus papais, mamães, esposas e filhos passarem fome e até morrerem na miséria que se segue quando esses canalhas obtém êxito.
Não tenham dó de esquerdalhas mortos nunca!
Confusão para todp lado. Vamos ver aqui no Brasil. Vamos ser comunistas ? Oh Deus piedade do mundo. Poucos mandando, Oprimindo e muitos sofrendo. Ditaduras em todo o mundo. Aquija esta claro, mas muitos nao percebem. A imprensa se vende.
Lá como cá idiotas há.