A Embaixada do Brasil em Kiev divulgou uma nota nesta quinta-feira, 24, com orientações para os brasileiros que vivem na Ucrânia. O país está sob ataque russo desde a madrugada de hoje.
“Brasileiros que podem se deslocar por meios próprios para outros países ao oeste da Ucrânia, façam isso o mais rápido possível, mas primeiro se informem sobre a segurança local”, orientou a embaixada. Para os brasileiros que moram em Kiev, a recomendação é não sair de casa, em virtude dos engarrafamentos.
Aos que estão na parte leste da Ucrânia — próximo ao rio Dnipro —, e não conseguem viajar com segurança ou por conta própria, a orientação é ir a Kiev e entrar em contato com a embaixada por meio do número +380 50 384 5484.
“Pedimos que esse contato seja utilizado apenas em caso de necessidade extrema”, comunicou a representação brasileira. A embaixada também disponibilizou um link para que os brasileiros sitiados na Ucrânia registrem o contato de algum familiar que possa ser notificado pela Embaixada em caso de necessidade.
Segundo a embaixada, os brasileiros que não puderem deixar o país de modo seguro devem “procurar um local seguro momentaneamente, longe de bases militares e das instalações responsáveis pelo fornecimento de energia e internet”.
O que estão fazendo dois navios de guerra perto dos Açores, onde tem base militar americano? E o que fazem dois outros navios e vários aviões russos na Venezuela?
Turismo nos trópicos é que não é, com certeza. Agora esses navios ao largo dos Açores, são de que país? Se forem russos, pode ter certeza que os americanos já estão monitorando isso desde que eles saíram do porto do país de origem.