O embaixador da Venezuela no Brasil, Manuel Vadell, que havia sido convocado para consultas pelo ditador Nicolás Maduro no fim de outubro, anunciou nesta quarta-feira, 13, seu retorno a Brasília.
A decisão foi comunicada por meio de um vídeo gravado no Ministério das Relações Exteriores e publicado no perfil da embaixada venezuelana na rede social Twitter/X.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Nas imagens, Vadell informa estar “a poucas horas” de voltar ao Brasil, levando passaportes solicitados por venezuelanos residentes no país.
Esse anúncio ocorre dois dias depois de Nicolás Maduro elogiar uma declaração de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na ocasião, o presidente brasileiro afirmou não poder questionar a decisão da Suprema Corte da Venezuela.
A declaração de Lula se referia à ratificação, pelo Tribunal Supremo de Justiça venezuelano, da suposta vitória de Maduro nas eleições de 28 de julho.
#venezolanosenbrasil
— Embaixada da Venezuela (@EmbaVEBrasil) November 14, 2024
Buenas noticias!!
El embajador de Venezuela en Brasil, Manuel Vadell, regresa a Brasilia con pasaportes de venezolanos que realizaron su trámite entre el 24 agosto y 01 de noviembre de 2024 en @EmbaVEBrasil pic.twitter.com/n2clwnKMfc
Leia também: “Lula mantém neutralidade com a Venezuela: ‘Maduro não é problema do Brasil'”
Retorno de embaixador da Venezuela tem interesses diplomáticos
O retorno de Vadell reflete o interesse de Caracas em retomar a normalidade das relações diplomáticas entre Brasil e Venezuela.
Em 30 de outubro, a ditadura de Maduro chamou de volta seu representante, em protesto contra o que considerou “declarações intervencionistas e ofensivas” de autoridades autorizadas pelo governo brasileiro.
Na ocasião, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela emitiu um comunicado em que criticava o assessor internacional de Lula, Celso Amorim, e expressou descontentamento com o veto do Brasil à entrada do país no Brics.
Circo para platéia cativa.
Morde e assopra…