O presidente francês, Emmanuel Macron, saiu em defesa do presidente norte-americano, Joe Biden, depois de ele cometer gafes em discursos em Washington, nos Estados Unidos. A declaração se deu nesta quinta-feira, 11.
Emmanuel Macron disse que Joe Biden é “preciso nos temas que domina”. Durante encerramento da reunião da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Biden apresentou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, como o líder russo, Vladimir Putin.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
“Todos nós temos lapsos às vezes”, disse Macron. “Pude conversar ontem longamente com o presidente Biden durante o jantar. Também o ouvi conversando paralelamente às reuniões. Vi, como sempre, um presidente que está no comando, preciso nos temas que domina.”
Mais gafes de Joe Biden
Mais tarde, o presidente norte-americano se corrigiu rapidamente. Contudo, trocou o nome de sua vice, Kamala Harris, pelo de um oponente, o ex-presidente Donald Trump, sem perceber o erro.
“Um homem com experiência, porque é, sem dúvida, um dos que estão sentados à mesa que mais se aprofundam nesses temas internacionais”, disse Macron.
“França, Europa e Ucrânia têm muita sorte de ter um governo, um presidente tão comprometido quanto ele”, observou Emmanuel Macron. “Isso é o mais importante para mim, e a conversa que tivemos ontem foi precisa, amigável, profissional e totalmente tranquilizadora em todos os aspectos.”
Depois de chamar Volodymyr Zelensky de “Putin”, o líder norte-americano se corrigiu imediatamente.
“E agora quero passar a palavra para o presidente da Ucrânia, que tem tanta coragem quanto determinação”, disse Joe Biden. “Senhoras e senhores, presidente Putin.”
“Presidente Putin?”, indagou o presidente dos EUA. “Ele vai derrotar o presidente Putin! Presidente Zelensky! Estou tão focado em derrotar Putin que temos de nos preocupar com isso.”
Logo depois da correção, o chefe da Casa Branca cumprimentou Zelensky, que comentou, aos risos: “Sou melhor”.
Leia mais: “As gafes de Joe Biden”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 204 da Revista Oeste
Macron a besta quadrada