As empresas Momentus e Astroscale querem ajudar a prolongar a “vida útil” do telescópio Hubble, que está perdendo altitude e pode cair na Terra em alguns anos. As startups enviaram à Nasa uma proposta que inclui a realocação segura do Hubble e a limpeza dos detritos espaciais de outras órbitas próximas dele.
A proposta consiste no lançamento de um serviço orbital chamado Momentus Vigoride (OSV), que seria usado para encontrar o telescópio e se aproximar com segurança dele. Além disso, o OSV limparia os lixos espaciais próximos.
“Estou emocionado por termos colaborado para oferecer à Nasa uma maneira muito econômica de continuar a operar esse investimento científico de bilhões de dólares, aproveitando a nova tecnologia de manutenção robótica no espaço”, afirma o diretor-executivo da Momentus, John Rood.
A ideia da parceria entre as duas empresas surgiu depois de a Nasa ter solicitado, em dezembro de 2022, um estudo de opções para aumentar a altitude e estender o funcionamento do telescópio Hubble.
Baseada nos Estados Unidos, a Momentus oferece serviços de infraestrutura espacial. Também de origem norte-americana, a Astrocale fornece transporte orbital e serviços de infraestrutura espacial para o governo dos Estados Unidos e parceiros em todo o mundo.
Telescópio Hubble
O Hubble é um satélite artificial que foi lançado ao espaço em abril de 1990, a bordo do ônibus espacial chamado Discovery. Ele foi equipado com lentes que podem detectar luz visível e luz infravermelha; o principal elemento óptico dele é um espelho.
Confira algumas imagens capturadas pelo Hubble: