Engenheiros desenvolveram um “robô lagarto” para explorar a superfície de Marte. O estudo foi publicado na plataforma de pesquisas MDPI, por uma equipe de engenheiros da Universidade de Nanquim, na China, em 18 de janeiro.
Diferentemente das sondas tradicionais, o lagarto teria facilidade de se locomover pelo terreno rochoso do planeta vermelho, em virtude de seu corpo flexível e de pequeno porte.
De acordo com os pesquisadores, “a estrutura das patas utiliza um mecanismo de quatro ligações, o que garante um movimento de elevação constante”.
Relacionadas
Desenvolvimento do robô lagarto
Em linhas gerais, o protótipo do robô lagarto é composto de uma bateria de lítio, componentes eletrônicos e um motor de velocidade de alta potência controlado pelos cientistas. Os engenheiros chineses submeteram o experimento a vários tipos de superfície, sobretudo arenosa e rochosa.
Agora, os especialistas trabalham com algoritmos de aprendizado de máquina, para que o robô possa adaptar seus movimentos a diferentes terrenos. A equipe também desenvolve um sistema que garanta a “alimentação” do robô, uma estrutura mais resistente e uma superfície que proteja contra a poeira marciana.