Os ataques de mísseis lançados pelo Hezbollah e pelo Irã sobre Israel têm, segundo as autoridades israelenses, claramente o objetivo de atingir civis.
“O Hezbollah insiste em aproximar os civis para os combates, tanto israelenses quanto libaneses”, afirma o major Rafael Rozenszajn, porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI). “O Hezbollah ataca indiscriminadamente civis israelenses e faz isso atrás de civis libaneses.”
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Nesta quarta-feira, 9, cerca de 40 foguetes que cruzaram a fronteira com o Líbano em direção à Alta Galileia e à Baía de Haifa deixaram duas pessoas mortas em Kiryat Shmona e outras oito feridas, de acordo com o Ministério da Defesa de Israel.
Em relação aos ataques israelenses no sul do Líbano e em Beirute, há a preocupação das FDI em evitar a morte de civis, segundo afirmou Rozenszajn. Ele explicou, também em vídeo, quais são as diretrizes de cada ataque e a razão da ocorrência da morte de civis nos ataques israelenses.
“Muitas pessoas me perguntam o motivo pelo qual civis estão morrendo se os ataques de israelenses são cirúrgicos e direcionados contra alvos terroristas”, afirmou o major, que listou três motivos, em sua resposta.
“O primeiro é que infelizmente nem todos os civis, que são utilizados como escudos humanos para terroristas, obedecem aos avisos das FDI para deixarem os locais antes dos ataques” afirmou Rozenszajn.
“Em segundo lugar, os números publicados pelas autoridades libanesas consideram todos os mortos, ou seja, não existe uma divisão entre terroristas e civis”, prosseguiu o oficial, que nasceu no Brasil.
Explosões na vizinhança
O terceiro motivo, que ele considera “talvez o mais importante”, é o fato de que ocorrem explosões secundárias, em seguida aos bombardeios. Estes se prolongam pela vizinhança e, de acordo com o porta-voz, são causados por mísseis do Hezbollah já prontos para serem disparados.
“As explosões secundárias são explosões dos mísseis que estão armazenados nos locais que são atacados e que acabam explodindo casas”, prossegue ele.
“Essas explosões [secundárias] não somente comprovam o armazenamento de mísseis em casas de civis, como também causam danos a civis que aparentemente estão em casas inocentes.”
Rozenszajn, no fim do vídeo, apresenta imagens dessas explosões secundárias, ocorridas em pontos distintos dos que foram atingidos pelos bombardeiros das FDI, em cenas que se assemelham a um rastro de pólvora que explode.
“Percebam os mísseis que saem das casas depois de serem atacados pelas FDI“, afirmou o militar israelense. “Essas imagens são mais uma prova da utilização cínica de casa de civis pelos terroristas.”