Na sabedoria popular, sexta-feira 13 é um dia de mau agouro — azar. A tradição tem origem na Idade Média, com a prisão em massa dos Cavaleiros Templários na França — incluindo Jacques DeMolay.
As prisões ocorreram na sexta-feira 13 de outubro de 1307. Jacques DeMolay era o grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários. O rei Felipe IV, da França, ordenou os encarceramentos.
O monarca determinou as prisões em massa ao acusar os cavaleiros de heresia contra a Igreja Católica. Felipe IV tinha sob seu controle o papa Clemente V, que transferiu a sede do papado de Roma, Itália, para a cidade francesa de Avinhão.
Desdobramento da sexta-feira 13 de 1307
As prisões levaram à morte de vários templários — incluindo Jacques DeMolay. O grão-mestre da ordem morreu queimado em uma fogueira, em 18 de março de 1314, em Paris. A execução ocorreu em uma pequena ilha em frente à catedral Notre Dame.
O monarca deu a ordem em segredo. Guillame deNogaret, primeiro-ministro da França à época, executou as prisões.
Atualmente, Jacques DeMolay e os Cavaleiros Templários são reverenciados pela maçonaria. Um exemplo é a Ordem DeMolay, que tem o nome em homenagem ao grão-mestre e se dedica à instrução de jovens.
A Ordem DeMolay também tem um braço no Brasil. A chegada ao país ocorreu na década de 1980, com os primeiros membros na cidade do Rio de Janeiro.
O número 13 sempre foi de azar, da desgraça, do atraso, da sujeira…
Não é a toa que é o número do partidinho do L4dr4o.
Rei da França dando ordens em segredo, aqui no Brasil, outro Rei FAJUTO tb dando…é, olha, é dando ORDENS em segredo.