O presidente do Equador, Guillermo Lasso, decretou, na terça-feira, 1º, estado de exceção nas Províncias de Guayaquil e Esmeraldas, depois da morte de cinco policiais. Os agentes das forças de segurança foram mortos em retaliação à transferência de presos ligados ao narcotráfico.
Em discurso no rádio e na televisão, Lasso determinou um toque de recolher a partir das 21 horas pelo horário local (23 horas em Brasília). A medida vai permanecer por 45 dias.
“O que aconteceu entre ontem à noite (segunda-feira) e hoje (terça-feira) em Guayaquil e Esmeraldas mostra claramente os limites que o crime organizado transnacional está disposto a superar”, disse o presidente do país. “Estamos tomando ações que os preocupam, daí a reação violenta.”
A Constituição equatoriana permite que o presidente decrete estado de exceção em caso de grave comoção interna, liberando o uso das Forças Armadas até que a ordem seja restabelecida.
O Ministério da Educação suspendeu as aulas nesta quarta-feira, 2, em Esmeraldas (capital da província de mesmo nome, na fronteira com a Colômbia).
Organizações do narcotráfico atacaram instalações policiais e postos de gasolina com explosivos e balas, em resposta à transferência de prisioneiros da prisão Guayas 1, em Guayaquil, um dos principais cenários dos repetidos massacres entre detentos que deixaram cerca de 400 mortos desde fevereiro de 2021.
As autoridades informaram que 61 policiais morreram neste ano também devido à violência.
Força Equador, exemplo de um forte pequeno país.
América Latina vive um tempo difícil…
Aqui a volta do nine
Estamos de novo, a beira do abismo…ideológico moral e econômico.
Deus nos ajude
Contra os imbecis e sem cérebro ou ética da esquerda…
Precisamos cuidar do Brasil aqui, pois o equador e de direita e ta sofrendo pressao la..do narcotrafico….lula assumindo aqui vai dar forca para o narco
Tráfico transnacional… O Equador está encravado entre dois narco-estados, Perú e Colômbia, não conheço o local mas devo imaginar como é a situação por lá. Em breve seremos nós mais um narco-estado, graças a eleitores obtusos, principalmente oriundos do nordeste, estados que vivem de esmolas dos outros estados produtores e impõem seus desejos através dessa tal democracia, a menos que haja uma reação que impeça esse marginal de atender as reivindicações do Foro de São Paulo. Já assistimos a visita de um desses abutres que já sentiu o odor fétido do Carniça, “El buitre argentino”.
Isto não acontecerá aqui,pois esses marginais são vítimas da sociedade opressora,precisam,sim,”matar e roubar para tomar uma cervejinha”.
Coitados de nós decentes,trabalhadores que sustetamos essa laia.
Felizmente, sou nordestino, não votei no carniça e não tiro sua justa razão – povinho FDP!
Acho que precisamos dar um tempo pro nordeste se decidir o que eles querem, tipo 10 anos..daqui 10 anos vemos qual a posicao deles, se estiver se alinhando com a nossa continuamos 1 so país , senao fazemos 2 Brasis, um do sul e um do norte, ué a coreia nao é assim?
Nós aqui de MG também. E algo que me deixou curioso é que o percentual aqui no estado, bateu quase que igual à média do Brasil. Mas, voltando ao assunto, é lógico que me refiro a uma parte de eleitores nordestinos. É como dizia o célebre dramaturgo Nelson Rodrigues: “Toda generalização é burra”.
Deitado eternamente em imenso berço…
Ta uma presaao danada na direita la
Policial não é gente como disse o ladrão.Agora colham oque plantaram..Deus tenha misericórdia.
Nao atender mais ocorrencias, a policia precisa puxar o freio de mao…vai devagar..correr pra q?