O governo do Equador começou a bombear petróleo do campo de Ishpingo, localizado no parque amazônico Yasuní, considerado reserva da biosfera. A informação foi divulgada na quarta-feira 13 pela Secretaria da Presidência.
A extração de 3,6 mil barris por dia teve início ontem em Ishpingo, que, somado aos campos de Tiputini e Tambococha, forma o chamado bloco ITT, que detém mais de 40% das reservas brutas comprovadas do país sul-americano.
Juntos, os três campos mantêm mais de 1 bilhão dos 4 bilhões de barris de reservas de petróleo do país, que é ex-membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo.
O atual presidente, Guillermo Lasso, tem planos para dobrar a produção de petróleo do Equador, apesar da oposição de comunidades indígenas e ambientalistas. Na quarta-feira 13, ele presenciou a primeira perfuração na plataforma de Ishpingo.
“Se esse poço mantiver a tendência atual de produção, de 3,6 mil barris por dia, cerca de US$ 60 milhões serão gerados anualmente, que serão investidos em melhorias no sistema de educação, saúde e segurança”, informou o comunicado do governo.
Em 2021, o país produziu mais de meio milhão de barris por dia, a maioria da estatal Petroecuador, segundo o Banco Central.
É previsto que outros 36 poços serão perfurados no campo de Ishpingo, operado pela empresa chinesa de engenharia de perfuração CNPC Chuanqing Limited, para a extração de petróleo bruto pesado.
Lá o iluminado é o Presidente
O Equador faz bem, explorar suas riquezas naturais em pro de seu povo é o que todo Governo deveria fazer.
Aí vem os desgraçados americanos e invadem para surrupiar o petróleo alheio através de golpes como faz no mundo e aqui, com esses vendilhões fdp do país.
Gente, vocês sabem que asno esquerdista não tem inteligência, são dependentes de pão com mortadela para se manter, vale nem a pena perder tempo com eles. São anencéfalos.
Se conhece o PT pela falta de ideias, pela grosseria e pela linguagem vulgar. Deus nos livre…
Domingos Miranda (nome falso), quem paga a sua assinatura?? O partidão, o PT, ou a Luisa Gorda?
É deprimente que ” especialistas ” vomitem impropérios, falem do que não conhecem e outras idiotices, mas seletivamente não sabem que o Amazonas produz diariamente mais de 10 milhões de metros cúbicos de gás natural e por volta de 60 mil barris de petróleo no Campo de Urucu. Comentar com a bile e não com o cérebro dá nisso, senhores.
Sim, essas reservas de Urucu-Coari já foram muito divulgadas e debatidas no senado já tem algum tempo, não me refiro a essas áreas mas sim de outras que estão bem distantes desse sítio. Além do mais não sou “especialista” algum, de nada mesmo, apenas procuro me manter informado de tudo o que eu puder . Se isso pra você é ser “especialista”, seus conceitos devem ser revistos.
Enquanto aqui os ‘cães ladram’logo ali na borda da fronteira surge riqueza vindo de grandes poços que, se perfurados do lado brasileiro, gerariam riquezas ao estado brasileiro…. Mas, estamos refens de ongs, grande midia e um stf que bem conhecemos.
quando nos libertarmos dessas amarras a caravana terá passado….. Triste realidade!!!
Venezuela Equador tem petróleo q está do nosso lado..!!!
Bem coladinho como estamos não tem..!!???????
É de ficar encabulado!!!!!!
Isso q é falta de sorte!!
Ou azarado mesmo!!!
Será!!!!?????
Onde estão os falastrões Greta, Macron, etc. Há , se for de esquerda pode.
Domingos aprendeu a mugir com a vaca da sua mãe?
O problema do brasil não é exploraçao de petróleo e sim refinamento. Se não fosse a ladroagem petista teriamos refinarias funcionando. Como a mais cara do mundo que não funciona em pernambuco e outras. E ainda vem um ladrão candidato a presidente criticar que não temos refinaria, e pensa que ninquem sabi que foi ele que roubou o dinheiro para construir as refinarias.
Se divide os bilhões com a imprensa e juízes daí tudo bem, pode desmatar
Pelo amor de Deus ! O Brasil tem toda uma região costeira onde está e ainda podem explorar petróleo nas várias bacias da costa. Inclusive já iniciou exploração no Estado de Sergipe , fora Santa Catarina. Que olho grande e ganância com esse hidrocarboneto! Calma , Bolsonarianos !!!
Mesmo que as reservas de petróleo da amazônia equatoriana estejam distantes da amazônia brasileira, mesmo que as reservas de petróleo venezuelanas não estejam tão longe assim do estado de Roraima, mesmo que a região do Essequibo, região disputada não à toa pela Venezuela e pela Guyana, faça fronteira com Roraima mais uma vez, o petróleo [é abundante nesses territórios, menos aqui no Brasil, que coisa hein? Como somos tão azarados assim? E ainda temos um judiciário que declara essas áreas como reservas indígenas, a troco de quê? No Equador houve prtestos de ambientalistas e indígenas e eles nem ligaram para isso, já estão explorando suas reservas mas aqui não pode, é proibido.
Esse mugido e pra chamar a vaca da sua mae petralha?
agora a Greta volta, só se o governo for de direita