A Robb Elementary School, local onde Salvador Ramos, 18 anos, matou 19 crianças e dois adultos, em maio deste ano, vai ser demolida. A informação foi divulgada na terça-feira 21 por Don McLaughlin, prefeito de Uvale (Texas), onde a escola está localizada.
“Nunca podemos pedir que uma criança ou professor voltem àquele ambiente”, afirmou McLaughlin, em coletiva realizada na cidade. De acordo com o prefeito, depois da demolição, uma nova escola, com capacidade para 600 alunos, vai ser construída no local. Até o momento, nenhuma data foi informada.
Em maio, Roland Gutierrez, senador do Texas, havia dito que Joe Biden, presidente dos EUA, sugeriu demolir a instituição. A escola tinha alunos da 2ª, 3ª e 4ª séries do ensino fundamental.
A instituição de ensino no Texas não será a primeira a ser demolida depois de um tiroteio em massa. Em 2012, a Sandy Hook Elementary School, em Connecticut, já havia sido derrubada depois que 20 estudantes, entre 6 e 7 anos, e seis funcionários foram mortos. Depois, uma nova instituição foi erguida no mesmo local.
Polêmica com a operação policial
A operação policial realizada no massacre em Uvale gerou polêmica e tornou-se alvo de uma investigação no Estado. Steven McCraw, chefe de segurança pública do Texas, afirmou que o local do tiroteio tinha policiais suficientes para deter o atirador.
Contudo, no momento da operação, os policiais demoraram mais de uma hora para entrar na sala de aula onde o tiroteio ocorria. De acordo com McCraw, a resposta dos agentes foi um “fracasso”, e o comandante da operação “colocou a vida dos policiais acima da vida das crianças”.
Quem precisa de policiais covardes? Que absurdo!