O fechamento das escolas no Brasil pode fazer com que 2 em cada 3 alunos não sejam capazes de ler adequadamente um texto simples aos 10 anos de idade. A conclusão é de um estudo do Banco Mundial sobre o impacto da covid-19 na educação da América Latina e Caribe que foi divulgado nesta quarta-feira, 17. Intitulado Agindo Agora para Proteger o Capital Humano de Nossas Crianças, o documento estima que, caso as escolas fiquem fechadas por pelo menos 10 meses, as perdas com a produtividade dos cidadãos da região podem atingir US$ 1,7 trilhão — é como se cerca de 30% de toda a produção destas nações desaparecesse.
Leia também: “Uma ameaça ronda os estudantes — e não é o coronavírus”
De acordo com a pesquisa, antes da pandemia cerca de 55% dos alunos do ensino fundamental da região não conseguiam ler um texto simples para a idade. Depois de 10 meses de escolas fechadas — situação que ocorre na maior parte destes países — o número saltou para 71% e, passados 13 meses, pode atingir 76%.
A República Dominicana aparece como a nação mais afetada: seus números partem de 79% (antes da pandemia) para 90% (10 meses) e 93% (13 meses). O Chile ficou com a melhor situação, saindo de 31% para 49% e 59% nos mesmos períodos. No Brasil, a proporção começava em 50% e aumentou para 64% e 70%, respectivamente.
“O ensino remoto não substitui o presencial”, conclui a pesquisa. “Os países precisam estar prontos para reabrir as escolas nacionalmente e investir os recursos necessários para que isso aconteça, para começarem a se recuperar das perdas dramáticas de aprendizagem e outros efeitos negativos da pandemia.”
sonho politico, povo ignorante
Essa realidade não sensibiliza professores de escolas públicas e seus sindicatos. Todo ano os alunos dessas escolas deveriam fazer uma prova para aferir conhecimento e caso, na sua maioria, não alcançasse um nível aceitavel de aprendizado os professores deveriam ser sumariamente demitidos.