Dois espumantes brasileiros ganharam um prêmio em um concurso internacional na França. O jornal O Globo divulgou a informação na tarde do domingo 9.
Os espumantes Ponto Nero Cult Moscato Brut e Wave Espumante Rosé Moscatel ganharam medalhas de ouro no 23º Concurso Muscats du Monde.
A competição é especializada em espumantes moscatéis e recebeu 167 garrafas de 17 países. O júri tinha 55 degustadores de diversas nacionalidades. O torneio foi realizado na comuna francesa de Entre-Vignes.
É a quinta vez que vinhos e espumantes Made in Brazil conquistam medalhas na França só neste ano. Ao todo, foram 83 prêmios em competições mundiais, de acordo com o jornal.
Conheça os espumantes brasileiros que ganharam o prêmio na França
O Ponto Nero Cult Moscato Brut custa R$ 74,70 e combina com pescados, pizza margherita, salada caprese e queijos cremosos.
Esse espumante tem aromas de frutas cítricas, como lima, e tropicais, como abacaxi, melão e manga. Ele também possui aromas florais, como o da flor de laranjeira. O produto é feito com a uva moscatel-branco, do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul.
O Vale dos Vinhedos é famoso por produzir vinhos e espumantes. A região abrange as cidades de Monte Belo do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi. Seu produto tem 11% de teor alcoólico.
Leia também:
Já o Wave Espumante Rosé Moscatel custa R$ 24,90 e combina com torresminho, geleias agridoces e dadinho de tapioca.
As uvas usadas nele foram moscato Giallo, moscato Alexandria e moscato Hamburgo, cultivadas na Serra Gaúcha. Ele tem coloração cereja e aromas florais e de frutas vermelhas doces. Seu teor alcoólico é mais baixo, de 7,5%. A garrafa da bebida refrescante tem 660 ml.