O Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria das explosões ao redor do Aeroporto Internacional de Cabul nesta quinta-feira, 26. A confirmação, segundo agências de notícias internacionais, foi feita pelos extremistas no aplicativo Telegram. Os ataques foram comandados pelo “braço” do EI conhecido como Isis-K, em referência a região do Khorazan, no Irã.
“A tragédia do Afeganistão envergonha o Ocidente”, artigo publicado na Edição 73 da Revista Oeste
O grupo, inimigo declarado do Talibã, disse que um de seus membros cruzou “todos os pontos de segurança” e se aproximou cerca de “5 metros” das forças norte-americanas antes de detonar seu colete com explosivos. O atentado deixou vários mortos, mas o número exato ainda não foi confirmado. Segundo informações do Wall Street Journal, entre as vítimas dos ataques estão ao menos 60 afegãos. O governo norte-americano também confirmou a morte de 12 militares do país.
Terceira explosão
Horas depois do desespero que se instalou na capital do Afeganistão, moradores relataram ter ouvido uma terceira explosão na cidade. Entretanto, Zabihullah Mujahid, porta-voz do Talibã, disse que o barulho foi causado pelas forças dos Estados Unidos destruindo equipamentos e garantiu que não havia com o que se preocupar.
Leia também: “O fiasco de Joe Biden”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 74 da Revista Oeste